Contextos
KIOSK(ext)
WEBMAIL

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Património Natural

 

O nosso agrupamento integra-se no estuário do Tejo, próximo de uma reserva natural das dez mais importantes zonas húmidas da Europa Ocidental (ver mapa).

rnet alcochete1

 clica na imagem

 

O estuário do Tejo é o maior da Europa Ocidental: com uma área de cerca de 320 Km². Perfaz uma extensão de cerca de 80 km desde o seu limite a montante, perto de Muge até, a jusante, ao limite da pluma salobra que se desenha nas águas da zona costeira adjacente, isto é aproximadamente até à barra (seção entre a Torre de São Julião e o Bugio). Abrangendo uma extensa superfície constituída por águas estuarinas, zonas de lamas e sapais, mouchões, salinas, pastagens e terrenos agrícolas.

 

Os Sapais - importância e funções

 

Os sapais definem-se por possuírem solos provenientes de sedimentos aluviais e estuarinos transportados pelas marés, que são colonizados por plantas vasculares, herbáceas ou arbustivas (vegetação halófita) e são regularmente inundados pelas águas de marés, de salinidade variável.

Os sapais são importantes na remediação natural do sistema estuarino, através da acumulação e retenção de nutrientes e metais pesados, contribuindo neste caso para diminuir a eutrofização do sistema estuarino e para a minimização dos efeitos tóxicos dos metais.

Os sapais constituem ainda reservatórios genéticos importantes, para além de serem habitat natural de  várias espécies, nomeadamente de peixes e aves migradoras.

A biodiversidade é um fator importante e a contribuição das funções ecológicas dos sapais para a riqueza específica nas regiões costeiras tem sido bem demonstrada.

Até meados do séc.XX as áreas de sapal eram frequentemente drenadas, para obtenção de terrenos agrícolas e para instalar cidades e zonas industriais, sem preocupações de maior sobre a sua importância ecológica. Só a partir da década de 70 a sociedade começa a reconhecer o valor destes ecossistemas e a legislar no sentido da sua proteção.

 


Prev 1/7 Next »

Anexos:
Download this file (producaosal.PDF)producaosal.PDF[Produção de Sal - Projeto FEUP - Mestrado Integrado em Engenharia Química Outubro 2012]490 kB
Download this file (sapaldecorroios.pdf)sapaldecorroios.pdf[SAPAL DE CORROIOS]111 kB
Download this file (Zon-Hum.pdf)Zon-Hum.pdf[O que é uma Zona Húmida?]224 kB