Org. e Gestão
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

User Rating: 0 / 5

Organização Pedagógica - Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica

icon.recursos

As estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, colaboram com o Diretor e com o ConselhoPedagógico no sentido de assegurar a coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades escolares, promover o trabalho colaborativo e realizar a avaliação de desempenho do pessoal docente.

Gestão Curricular

Estruturas de Articulação e Gestão Curricular

  1. Departamento de Educação Pré-escolar (constituído por todos os docentes do Pré-escolar em exercício defunções no Agrupamento GRUPO 100);
  2. Departamento do 1º Ciclo do (constituído por todos os docentes do 1º ciclo em exercício de funções noAgrupamento);
  3. Departamentos Curriculares, nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, constituídos pela totalidade dos docentes das disciplinas e áreas disciplinares que integram um mesmo departamento.

Nos Departamentos Curriculares encontram-se representados os grupos de recrutamento e áreas disciplinares, de acordo com os cursos lecionados e o número de docentes. Constituem ainda estrutura de articulação curricular, ao nível da sub – coordenação, os conselhos de grupo disciplinar, constituído por docentes das disciplinas que integram os diferentes Departamentos Curriculares dos 2.º e 3.º ciclos.

Coordenação Pedagógica

Estruturas de Coordenação e Supervisão Pedagógica/ Coordenação de Ciclo

  1. Conselhos de ano/ Coordenador do 1.º ciclo;
  2. Conselho de Diretores de Turma/ Coordenador do 2.º ciclo;
  3. Conselho de Diretores de Turma/ Coordenador do 3.º ciclo.

A coordenação pedagógica destina-se a articular e harmonizar as atividades desenvolvidas pelas turmas do mesmo ano de Escolaridade e de um ciclo de ensino.

Atividades de Turma

Estruturas de Organização das Atividades de Turma

  1. Educadores de Infância (Pré-escolar);
  2. Professores titulares de turma (1.º ciclo);
  3. Conselhos de turma (2.º e 3.º ciclos).

Estas estruturas organizam, acompanham e avaliam as atividades que desenvolvem na sala de aula com os seus alunos.

O Diretor de Turma ou, tratando-se de alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico , o professor Titular de Turma, enquanto Coordenador do Plano de Trabalho da Turma, é particularmente responsável pela adoção de medidas tendentes à melhoria das condições de aprendizagem e à promoção de um bom ambiente educativo, competindo-lhe articular a intervenção dos professores da turma e dos Pais e Encarregados de Educação e colaborar com estes no sentido de prevenir e resolver problemas comportamentais ou de aprendizagem.

Outras Estruturas

Outras Estruturas de Coordenação

  1. Coordenador dos Cursos de Educação e Formação (CEF);
  2. Coordenador de PTE (Plano Tecnológico de Educação);
  3. Coordenador de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação);
  4. Coordenador de BE/ CRE (Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos);
  5. Coordenador de Desporto Escolar.

Desporto Escolar assume-se como uma atividade de complemento curricular, que permite aos alunos a prática de atividades desportivas, em ambiente educativo, sob a orientação de professores, conferindo a possibilidade de participação em quadros competitivos, internos (atividades internas) / externos (atividades externas).

Autoavaliação

Comissão de Autoavaliação

A Equipa de Autoavaliação [Observatório de Qualidade] tem como objetivos (entre outros) integrar e envolver todos os atores educativos num processo de autoavaliação que se deseja, participado, intrínseco e permanente; promover a melhoria da qualidade do sistema educativo, da sua organização e dos seus níveis de eficiência e eficácia...

Apoio Educativo

Serviços Especializados de Apoio Educativo

Os Serviços Especializados de Apoio Educativo destinam-se a promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, atuando de forma articulada com as diferentes estruturas de orientação educativa.

São Serviços Especializados de Apoio Educativo:

  • Departamento de Educação Especial, do qual faz parte os  Serviços de Psicologia e Orientação;
  • Outros serviços organizados pelo Agrupamento, tais como Sala de EstudoClubes e ProjetosProjeto Rede de Bibliotecas EscolaresProjeto de Unidade de Ensino estruturado (UEE) para a Educação de crianças e Jovens do espectro do Autismo, parcerias, nomeadamente no âmbito da Ação Social Escolar, Centro de Saúde Escolar, Centro de Emprego e Formação Profissional, e outras instituições de apoio à inserção social e Escolar de crianças e jovens, onde se integra o CRI (Centro de Recursos para a Inclusão).