Sociedade
KIOSK(ext)
WEBMAIL

Destaques

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quanto tempo podemos esperar viver?

E com que qualidade? Que problemas éticos estamos a enfrentar? Num país envelhecido como Portugal, como está a sociedade a mudar para enfrentar os desafios da longevidade?

envelhecimento 25

clica na imagem

Portugal será o terceiro país mais envelhecido do planeta em 2050: 42% dos portugueses terão mais de 60 anos. Actualmente, mais de quatro mil portugueses já festejaram 100 anos .

A mulher mais velha do mundo viveu 122 anos e 164 dias. Jeanne Louise Calment nasceu antes da construção da Torre Eiffel e morreu, ainda lúcida, um mês depois da sonda Mars Pathfinder aterrar na superfície de Marte, em Agosto de 1997. Desde então o número de pessoas que ultrapassa os 100 anos não tem parado de crescer. São hoje quase meio milhão, mas serão 3,7 milhões em 2050, apontam as estimativas das Nações Unidas.

O Mundo em Números

clica na imagem

Viver mais tempo será cada vez mais comum e a Ciência fez grandes progressos para prolongar a vida humana e retardar o envelhecimento. Transplantou corações artificiais, conseguiu imprimir órgãos em tecidos biológicos, prolongou com remédios a vida de ratinhos e, geneticamente, conseguiu até rejuvenescer-lhes as células. 

Haverá 400 milhões de pessoas com mais de 80 anos em 2050, estima a ONU.

Anexos:
Download this file (Envelhecimento-activo-em-portugal.pdf)Envelhecimento-activo-em-portugal.pdf[Manuel Villaverde Cabral, Pedro Moura Ferreira/ © Fundação Francisco Manuel dos Santos]949 kB
Download this file (envelhecimento_secXXI.pdf)envelhecimento_secXXI.pdf[Publicado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Nova York e pela HelpAge International, Londres.]706 kB
Download this file (Longevidade e envelhecimento.pdf)Longevidade e envelhecimento.pdf[Manuel Villaverde Cabral]178 kB