Sociedade
KIOSK(ext)
WEBMAIL

Destaques

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama inscrito no registo ‘Memória do Mundo’ da UNESCO

ico roteiro av

A autoria do documento é atribuída a Álvaro Velho

 

O Comité do Programa Memória do Mundo reunido na República da Coreia deliberou no dia 18/06/2013 aprovar a candidatura portuguesa à inscrição no registo ‘Memória do Mundo’ da UNESCO do Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia, oportunamente apresentada pelo Município do Porto.

 

 

Uma cópia do diário da primeira viagem comandada por Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia (1497-99), atribuído a Álvaro Velho, foi inscrito pela UNESCO na lista do património Memória do Mundo. Este documento, relevante da História dos Descobrimentos, é actualmente propriedade da Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP).

 

Uma réplica do diário esteve exposto, em 2008, na Biblioteca do Barreiro – terra natal do cronista Álvaro Velho, e integra actualmente a exposição Da África, da América e da Ásia, patente na BPMP, que mostra outros livros de viagens e testemunhos das conquistas e colonização portuguesa em territórios destes três continentes.

 

Tanto o diário da viagem de Vasco da Gama como muitas das publicações agora expostas no Porto chegaram aos fundos da BPMP por decisão do rei D. Pedro IV e pela mão de Alexandre Herculano, vindos do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em 1834, na sequência da lei do ministro Joaquim António de Aguiar que decretou a extinção das ordens religiosas, conventos e mosteiros e a secularização dos seus bens.

 

Saber mais...

 

noticia oficial da UNESCO
http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/flagship-proj...

Candidatura a "Memória do Mundo"
http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/mow/nominati...