Atividades
KIOSK(ext)
WEBMAIL

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Concurso de fornos solares - outubro 2017

concurso fornos solares4

O concurso de fornos solares realizou-se no dia 25 de outubro. Pedro Damas, Sara Baltazar e Leonardo Silva foram os concorrentes. Os dois primeiros realizaram o forno solar com as famílias, o Leonardo realizou com um grupo de colegas da turma.

Os critérios de seleção tiveram como base : a reutilização de materiais; a originalidade/criatividade e a eficiência energética (a eficiência energética foi testada através do tempo de cozedura de um ovo escalfado).

O forno mais eficiente cozeu um ovo em 23 minutos, foi construído por Pedro Damas e, igualmente, foi considerado o mais original (é um forno desmontável). No final comeu-se uma Pizza cozida em forno solar.

A professora Helena Pires foi a coordenadora do projecto de construção dos fornos. A experiência de construção dos fornos solares foi também partilhada com os alunos das escolas do 1º ciclo e teve a colaboração, por um lado, da disciplina de Inglês, dado que o projecto é desenvolvido no âmbito do projecto Erasmus e também da disciplina de Fisico-Qumica, onde se avaliou e explicou-se o funcionamento.

concurso fornos solares

O Júri contou com a participação de Helena Pires, Laura Gonzales, da ASPEA e António Sousa Pereira do jornal «Rostos».

Os vencedores do 1º PRÉMIO destes concurso foram:

  • Pedro Dama, 9ºA- Prémio Eficiência Energética/Inovação
  • Sara Baltazar, 9ºF- Prémio Apresentação/Criatividade

vencedores fornos