NewsLetter
KIOSK(ext)
WEBMAIL

Votos do utilizador: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Erasmus - Visita de Estudo a Perugia (Itália) de Alunos 9º Ano

pixlr

A nossa Escola integrou o projeto Erasmus +KA2 "Sustainability- a European way" (2016-2018) tendo como parceiros duas Escolas Alemãs (Bremen) e uma Italiana (Perugia). Este projeto consiste em dar aos alunos uma visão da Sustentabilidade a nível Europeu. Para isso os alunos têm que desenvolver trabalho Ambiental na Escola e partilhá-lo nas mobilidades a este países.

No ano letivo anterior realizámos a primeira mobilidade a Bremen, Alemanha, e recebemos , em maio, os nossos parceiros. Em novembro deste ano realizámos a mobilidade a Itália (Perugia) com alunos de 9ºano. Foi uma experiência única e muito enriquecedora, a nível Cultural, Social, Ambiental e Linguístico (a língua utilizada foi o Inglês).

As atividades realizadas foram diversas:

  • Experiências nos laboratórios da Escola Profisional Alessandro Volta, em Perugia, onde os alunos realizaram experiências de cozinha molecular (“caviar” e spaghetty de coca-cola) e bioplásticos através de puré de batata. Ainda, realizaram a pintura de uma sala com a tinta ecológica de dióxido de titânio e pintaram logotipos alusivos a atitudes ecológicas;
  • Visita ao jardim botânico e Medieval de Perugia;
  • Visita à Capela de São Francisco de Assis e de Santa Clara, em Assis;
  • Visita à Central Geotérmca de Larderello, na Tuscania;
  • Entrevista da TV Umbria-Perugia à professora Lígia Coelho, representante do projeto relativamente ao trabalho desenvolvido em Portugal e ao jornal local, AVInews, que fez a reportagem da conferência sobre sustentabilidade levada a cabo por entidades da Câmara Municipal de Perugia.

O acolhimento dos parceiros italianos foi extraordinário e quer as visitas culturais, quer a partilha dos trabalhos das diferentes escolas foi muito produtivo. Os alunos portugueses apresentaram o trabalho realizado no âmbito da cozinha com fornos solares na nossa escola. Este, foi considerado pelos parceiros um trabalho meritório.