Home
Ver Localização

Acessos_Rápidos

a1.ICON.INOVAR CONSULTA
ajuda         tutorial

a4.ICON.PROVAS.EXAMES

a5.ICON.DOCS ORIENTADORES1 

a10.ICON.CONTATOS 

a9.ICON.ATIVIDADES

DESTAQUES

Agrupamento
PAA_EB1n1
PAA_EB1n2
PAA_EB1n3
PAA_EB23

User Rating: 0 / 5

Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento - exposição "Pum! A vida secreta dos intestinos"

pavconhecimento2020 collage

No passado mês de fevereiro, dias 7, 11 e 14, respetivamente, os alunos do 6.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho deslocaram-se ao Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa, com o propósito de visitarem a exposição "Pum! A vida secreta dos intestinos".

Esta exposição baseada no best-seller da médica gastroenterologista alemã, Giulia Enders “A vida secreta dos intestinos”, que ganha vida em 3D, foi concebida pela Cité des Sciences et de l’Industrie, o maior museu de ciência francês, e pretendeu, de forma lúdica, mostrar com detalhe o mundo fascinante dos intestinos e a incrível história dos milhares de microrganismos que neles habitam.

Promovida pelos Grupos Disciplinares de Matemática e Ciências Naturais, esta visita de estudo teve como objetivos, oferecer aos alunos uma perspetiva educativa sobre a forma como os intestinos condicionam o nosso bem-estar físico e emocional e como podemos ajudar a melhorar todo o processo de digestão, dar a conhecer a estreita conexão cérebro-intestino e a importância da microbiota intestinal no nosso organismo, assim como sensibilizar para as intolerâncias alimentares e as alergias.

Os cenários coloridos foram certamente uma das maiores atrações para conhecer a nova mostra composta por 31 módulos interativos e dividida em três módulos – visita guiada à digestão, o mundo dos micróbios intestinais e o bem-estar do intestino – que satisfizeram a curiosidade de todos.

Quando nos deixamos contagiar pela ciência e pela curiosidade, há lugar a criar, experimentar, construir, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora. A Oficina Dóing colocou à disposição dos alunos, atividades para makers, curiosos e engenhosos, pequenos com grande lata e grandes com pequenas pancadas. Os alunos tiveram também oportunidade de participar na exposição Explora, uma ”verdadeira floresta de fenómenos naturais”, dividida em cinco áreas temáticas: luz, visão perceção, ondas e sistemas complexos. Foi uma tarde marcada por um conjunto de experiências e vivências que despertaram nos alunos o gosto pela descoberta e exploração e que contribuíram seguramente para o enriquecimento do seu percurso académico. O entusiasmo e a interação dos nossos alunos são o reflexo de mais uma iniciativa bem-sucedida!

pavconhecimento1

O Departamento de Matemática expressa o seu agradecimento a todos os professores, pela participação empenhada no acompanhamento dos alunos, contribuindo para mais um dia memorável.

 

TOP 20 Etiquetas

a7.ICON.ESCOLAS

a8.ICON.EMENTA1

 a3.ICON.CALENDARIO

a12.ICON.MAIL OFFICE

a4.ICON.PROVAS.EXAMES

a6.ICON.INOVAR PROFESSORES

icon.patrono

BRR lavradio

icon patrimonio

church

natural