Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech

User Rating: 0 / 5

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – 23 de abril

simbolo BE

Comemora-se a 23 de abril o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data serve para chamar a atenção para a importância do livro como um bem cultural. A biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho assinala esta comemoração partilhando as inciativas levadas a cabo no ano passado em Lisboa.. A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.

ATIVIDADES

Por exemplo sugerires a leitura de um dos teus livros favoritos aos colegas.  Outra sugestão é fazeres um pequeno guião de leitura sobre um livro à escolha, que tenhas ai por casa, onde escrevas o nome do autor; o nome do ilustrador; um pequeno resumo da história e até uma ilustração.

Origem da data

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare. A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.

Alguns Livros famosos

Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões (PDF)

A Ilíada, Homero (PDF)

As Mil e Uma Noites

A Bíblia (PDF)

Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas (PDF)

Vídeo

Ver vídeo numa nova janela...

SABER MAIS...

 

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech