Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech

User Rating: 5 / 5

"Afinal, ainda há heróis" - Hora do conto - EB1/ JI N.º 2 do Lavradio

horadocontoturmasdo2 ano collage

Os alunos das turmas do 2.º ano da EB1/ JI N.º 2 do Lavradio e as suas professoras, uns verdadeiros heróis, foram à biblioteca, no dia 6 de novembro, para um encontro com o livro "Afinal, ainda há heróis", de João Pedro Condesso.

Reino dos Balões

No Reino dos Balões, onde se passa esta história, existiam animais de estimação verdadeiros, mas, por ordem do rei Torto foram transformados em robôs, porque sujavam as ruas e eram abandonados pelos seus donos quando estes iam de férias, o que causava um grande prejuízo ao reino. Os heróis desta história são o XPTO, os seus colegas, as professoras e as educadoras que lutaram pelo sonho de voltarem a ter animais de estimação verdadeiros em vez de robôs, pois só estes demonstram afeto pelos seus donos e brincam de verdade. O rei Torto, ao perceber que tinha errado, alterou a lei do reino e ordenou que se escrevesse a primeira Declaração dos Direitos dos Animais no Reino dos Balões.

A professora bibliotecária dinamizou a atividade de leitura e os alunos participaram com as suas opiniões, colocaram questões e cantaram o tema do Protesto, de Gerson Santos. Em sala de aula foram convidados a elaborar ilustrações.

Os heróis são feitos de sonhos que se concretizam quando há uma intenção verdadeira, determinação, responsabilidade e a colaboração dos amigos.

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech