EB23 de Álvaro Velho

User Rating: 0 / 5

Matemática para um mundo melhor” - CONCURSO DE CARTAZES 2021
concursodecartazes matparamundomelhor

A Matemática enquanto linguagem universal permite-nos expressar novas ideias com grande precisão, ainda que direcionadas para pessoas que não falam a mesma língua ou que vivem numa cultura diferente e constitui-se como parte essencial do património cultural da humanidade.

Promovido pelo Departamento de Matemática, em articulação com o Departamento de Artes e Tecnologias, o concurso subordinado ao tema “Matemática para um mundo melhor” desafiou os alunos do 8.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho a conceberem cartazes, usando a linguagem matemática (ver anexos).

Enquadrado no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática 2021, este concurso teve como principais objetivos, desenvolver a capacidade de comunicação matemática; sensibilizar os alunos para a importância da comunicação visual; promover a expressão artística; desenvolver a criatividade e promover a articulação vertical e interdepartamental. Os trabalhos a concurso foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: adequação ao tema do concurso; eficácia da mensagem; originalidade e criatividade; qualidade do design gráfico e execução técnica.

CARTAZES PREMIADOS

Matemática é conhecimento     mergulharnamat     Somar sorrisos 
1.º prémio 2.º prémio 3.º prémio

O projeto Dia Internacional da Matemática é liderado pela União Matemática Internacional com o apoio de inúmeras organizações internacionais e regionais de todo o mundo e o Dia Internacional da Matemática (IDM) é uma celebração mundial, que se realiza no dia 14 de março.

Em https://www.idm314.org/2021-poster-challenge-gallery.html poderás encontrar uma seleção de alguns dos melhores cartazes de alunos de todo o mundo, bem como uma galeria de cartazes incríveis que celebram a matemática e que foram apresentados durante o evento online global 2021.

O Departamento de Matemática expressa aqui o seu agradecimento ao Professor Luís Martins, pelo seu apoio e colaboração. Parabéns aos alunos premiados.