User Rating: 5 / 5

A Dança e a Matemática - oficina

danca mat collage

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento de Matemática, teve lugar nos dias 8 e 9 de fevereiro do corrente ano, na escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos, a Oficina subordinada ao tema A Dança e a Matemática, enquadrada no projeto A Dança e o Ensino Criativo, sob a orientação do Professor de Matemática e Dança, Pedro Carvalho, que contou com a participação dos alunos do 7.º ano de escolaridade.

Esta iniciativa - que permitiu aliar conhecimento, imaginação, criatividade e cultura - teve como principais objetivos, promover a aproximação das vertentes científica e artística; criar métodos de exploração e ensino de conceitos matemáticos através da prática da dança, bem como facultar estratégias e ferramentas no âmbito da dança tradicional e criativa (expressão dramática e rítmica), com vista a desenvolver nos alunos o gosto pela aprendizagem da Matemática.

ver VÍDEO

A Matemática é uma disciplina criativa. Criativa porque se constrói, reconstrói e se explora, porque se desenvolve na dinâmica criação-conceito científico e individual. E a aprendizagem passa a ser um processo pessoal, onde a motivação é impulsionadora do metaconhecimento. Por sua vez, a Dança é a disciplina do corpo, que permite a liberdade. Não a liberdade caótica, sem significado, mas um explorar do impulso inato para o movimento, na expressão do corpo criativo individual. E a aprendizagem passa a ser um processo baseado na alegria e na descoberta de novas possibilidades, na resolução de problemas e na tomada de decisões, a partir do corpo. Assim, a Dança e a Matemática, juntas, potenciam o conhecer e o relacionar e promovem a capacidade de criação do conhecimento (científico e artístico), utilizando o corpo como um todo.

Ver vídeo numa nova janela...

Foi uma tarde marcada por momentos de entusiasmo, descontração e boa disposição, em que a participação empenhada e a satisfação do público-alvo refletiram o sucesso desta atividade, que cumpriu o seu propósito. Todos os alunos participantes estão de parabéns pelo seu desempenho e dedicação.

A Comissão Organizadora expressa um sincero agradecimento a todos aqueles, que de alguma forma colaboraram nesta atividade, nomeadamente professores, direção, funcionários, alunos e encarregados de educação.