EB23 de Álvaro Velho

User Rating: 0 / 5

Matemática em Movimento - 2022

Inscrita no Plano Anual de Atividades do Departamento de Matemática da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho, a atividade “Matemática em Movimento”, direcionada para os alunos do 6.º ano, teve como objetivos promover a exploração de conceitos geométricos; sensibilizar para a riqueza do património nacional em azulejaria; promover interações entre a Matemática e a Arte; desenvolver competências na área de sensibilidade estética e artística – valorizar o papel das várias formas de expressão artística e do património na vida e na cultura das comunidades – e promover a articulação interdisciplinar. Os alunos foram desafiados a construir uma rosácea com recurso à linguagem de programação visual – Scratch e a criarem um azulejo suscetível de produzir diferentes padrões no âmbito do estudo das isometrias no plano.

 Neste vídeo divulgam-se algumas das produções dos alunos no âmbito dos conteúdos de aprendizagem mobilizados durante e após a visita de estudo ao Museu Nacional do Azulejo.

Ver vídeo numa nova janela...

A interação e o envolvimento dos alunos refletiram o sucesso desta iniciativa. Foram momentos muito gratificantes de descoberta, partilha e aprendizagem, em que os nossos pequenos "designers" deram largas à sua a imaginação e onde a criatividade, originalidade e inovação estiveram sempre presentes.