Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech
Agrupamento
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

TOP_Notícias

Entrega de Manuais Mega Reutilizados

Entrega de Manuais Mega Reutilizados

Entrega de Manuais Mega Reutilizados ATUALIZAÇÃO A 23 AGOSTO Informamos que os manuais devem ser levantados pelo Encarregado de Educação de acordo com os horários estipulados (ver anexos), fazendo-se acompanhar…

Ler mais.....

Halloween Alvarinho  - 2019

Halloween Alvarinho  - 2019

Halloween Alvarinho  - 2019 Comemoraram-se no dia 31 de outubro na escola sede, as festividades de Halloween, com a participação dos alunos do 2º e 3º ciclos em atividades dinamizadas…

Ler mais.....

Atividades de Natal de EMRC

Atividades de Natal de EMRC

Atividades de Natal de EMRC - 2019 Os alunos de EMRC do Agrupamento realizaram atividades alusivas à quadra natalícia. Agradeço a todos os que participaram. {slider=Materiais Reciclados} Trabalhos alusivos à…

Ler mais.....

Dia Europeu do Desporto na Escola

Dia Europeu do Desporto na Escola

Dia Europeu do Desporto na Escola - Mega aula de Zumba No âmbito do Plano Anual de Atividades da disciplina de Educação Física, na Escola Básica 2.º, 3.º ciclos Álvaro Velho,…

Ler mais.....

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen

Comemoração do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen Estamos a celebrar, no nosso Agrupamento, o centenário da escritora Sophia de Mello Breyner, através de actividades diversas a realizar ao…

Ler mais.....

AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 19/ 20

AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 19/ 20

INFORMAÇÃO DIVULGAÇÃO AVALIAÇÃO 1.º PERÍODO 19/ 20 Relativamente à divulgação da avaliação final de 1.º período informam-se os alunos e encarregados de educação do seguinte: As pautas finais de 1.º…

Ler mais.....

Isto é Matemática!

Isto é Matemática!

Isto é Matemática! - a minha bicicleta calcula áreas No passado dia 8 de janeiro de 2020, o Departamento de Matemática levou a cabo mais uma iniciativa dirigida aos alunos…

Ler mais.....

Compostor - montagem e utilização

Compostor - montagem e utilização

Compostor - montagem e utilização - EB1/ JI dos Fidalguinhos Porque queremos uma escola efetivamente verde, biológica e sustentável, precocemente ensinamos às nossas crianças valores básicos e hábitos sobre a…

Ler mais.....

O tempo que os nossos filhos passam online

O tempo que os nossos filhos passam online

O tempo que os nossos filhos passam online - o que podem os pais fazer? A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho mantém…

Ler mais.....

Corta Mato Distrital 2020

Corta Mato Distrital 2020

Corta Mato Distrital 2020 No âmbito do plano anual de atividades do grupo de educação física, a escola sede, participou no “Corta Mato Escolar Península de Setúbal 2020”, no dia…

Ler mais.....

LOGÓTIPO VENCEDOR

LOGÓTIPO VENCEDOR

ANÚNCIO DO LOGÓTIPO VENCEDOR DO AE ALVARO VELHO resultado final da votação De modo a assinalar o 50º Aniversário da Escola Sede do AE Álvaro Velho - que se celebrará…

Ler mais.....

DIA DO DIPLOMA - 18/ 19

DIA DO DIPLOMA - 18/ 19

DIA DO DIPLOMA - QUADROS DE MÉRITO 18/19   O Agrupamento de Escolas Álvaro Velho irá assinalar o reconhecimento do mérito dos seus alunos nas áreas académica, valor, desportiva e…

Ler mais.....

Miúdos a Votos 2019-20

Miúdos a Votos 2019-20

Miúdos a Votos 2019-20 - segunda fase Já se conhecem os livros candidatos para o 1.º, 2.º e 3.º ciclos que vão às eleições da iniciativa “Miúdos a Votos: quais…

Ler mais.....

Supertmatik de Cálculo Mental 2019-2020

Supertmatik de Cálculo Mental 2019-2020

Campeonatos Interturmas Supertmatik de Cálculo Mental 2019-2020 - 14.ª edição No âmbito do Plano Plurianual de Atividades do Departamento de Matemática, decorreram nos dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro,…

Ler mais.....

CONCURSO PARA DIRETOR DO CFEBM

CONCURSO PARA DIRETOR DO CFEBM

CONCURSO PARA DIRETOR DO CFEBM - CANDIDATOS Processo de seleção do Diretor do Centro de Formação das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita. Lista de candidatos admitidos e excluídos…

Ler mais.....

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA - 2019 a sua colaboração e participação foram importantes Em resultado do trabalho levado a cabo pela Equipa do Observatório de Qualidade/ Autoavaliação…

Ler mais.....

48.º aniversário da Escola Sede

48.º aniversário da Escola Sede

48.º aniversário da Escola Sede Programa das comemorações do aniversário da Escola Sede Álvaro Velho, 18 de outubro 2019, 6.ª feira.

Ler mais.....

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL 2019-2020 As crianças e jovens que frequentam as escolas da rede pública, nascidas nos anos referidos na tabela em anexo, receberão um Cheque-Dentista…

Ler mais.....

Selo Escola Saudável

Selo Escola Saudável

Agrupamento de Escolas Álvaro Velho distinguido com Selo Escola Saudável Dando continuidade ao trabalho levado a cabo pelos profissionais do AE Álvaro Velho, ao nosso Agrupamento foi, pela segunda vez…

Ler mais.....

Candidatos ao Projeto Erasmus+ KA1

Candidatos ao Projeto Erasmus+ KA1

Resultado da Seleção de Candidatos ao Projeto Erasmus+ KA1 "Somos Escola, Somos Inclusão" Informa-se que os candidatos ao Projeto Erasmus+ KA1 do nosso agrupamento foram já seriados e selecionados de…

Ler mais.....

User Rating: 0 / 5

User Rating: 0 / 5

Ciências Experimentais - fevereiro 2020

ciencias exp

No âmbito da disciplina Ciências Experimentais...

hortaeb1n2 collage

No dia 11 de Março os alunos da Sala Lilás da Escola Básica n.° 2 semearam alfaces, cougetes e pimentos na sua horta.

biologosporumdia collage

No dia 2 de Março o MARE foi à Escola Básica Álvaro Velho na turma do 5.° D, e os alunos foram Biólogos por um dia.

testarrelacaoamorosa collage

No âmbito do projeto PES, na semana dos afetos, os alunos das Escolas n.° 1 e n.° 2, realizaram a atividade sobre Como testar a tua relação amorosa! Os alunos ficaram bastante estusiasmados com os resultados!

bolocaneca Collage

Os alunos da Sala Lilás da Pré na Escola Básica n.° 2 fizeram o bolo da caneca... Estava delicioso!

eletricidadeestatica Collage

Os alunos da Sala Verde, da Pré na Escola Básica dos Fidalguinhos realizaram a atividade sobre eletricidade estática... E ficaram com os cabelos em pé!

pastadedentes Collage

No âmbito do PES, no Projeto de Higiene Oral, após a visita da higienista oral, os alunos do 1.º ano das Escolas n.° 1, n.° 2 e Fidalguinhos, fizeram uma pasta de dentes caseira... E lavaram os dentinhos! 

dentinhosaudavel Collage

No âmbito do PES, no Projeto de Higiene Oral, os alunos do 1.º ano das escolas n.° 1, n.° 2 e Fidalguinhos, visualizaram uma dramatização sobre o tema "Dentinho Saudável". Estiveram com muita atenção e responderam de uma forma acertiva à todas as questões que o tártaro, a cárie e a dentista fizeram!

 

 

User Rating: 0 / 5

Normas para utilização do Porta Pertences Pessoais (contentor) no Balneário

icon.agrupamento

Projeto Piloto para o Balneário Masculino nas seguintes turmas: 5.º B| 5.º C | 5.º E| 5.º F| 6.º C| 6.º E|7.º B| 8.º C| 8.º G| 9.º F.

Para que serve o Porta Pertences Pessoais (contentor)?
Para guardar todos os pertences pessoais (sem qualquer exceção).

Com este novo sistema o que acontece ao saco de valores?
Para os alunos cujas turmas disponham do contentor no balneário deixará de funcionar o sistema de saco de valores.

Onde devo guardar os meus valores?
Os alunos deverão colocar os seus pertences, anteriormente colocados no saco de valores, no interior da mochila e guardá-la no contentor.

Posso deixar a minha roupa pendurada nos bengaleiros?
Não. Todos os objetos pessoais, sem exceção, deverão ficar dentro da mochila no interior do contentor.

Quem é o responsável por fechar o contentor a cadeado?
O contentor é fechado a cadeado pelos alunos responsáveis, dois deles efetivos (rapaz e rapariga), outros dois suplentes (rapaz e rapariga). Os efetivos deverão ser o(a) Delegado(a) e o(a) Delegada de Ambiente. Se forem ambos rapazes ou ambas raparigas, deverá um(a) ser efetivo(a) e outro (a) suplente. Os restantes responsáveis serão nomeados pelo professor. Os suplentes só assumem a responsabilidade de fechar a cadeado o contentor na ausência dos efetivos. O nome dos alunos responsáveis será registado em folha própria, que se encontrará na posse do funcionário.

O que fazer caso o(a) responsável por fechar o contentor a cadeado faltar?
Caso faltem, em simultâneo, os(as) alunos(as) responsáveis pelo contentor deverá ser o(a) professor(a) a nomear responsável alternativo para aquela aula em concreto.

Os alunos que fecham e abrem o contentor são os únicos responsáveis pelos pertences?
Não. Todos os alunos devem zelar para que o funcionamento deste sistema de segurança funcione em pleno, pelo que devem ser responsáveis pelos seus pertences e estarem presentes na hora de fechar e abrir o contentor, supervisionando o processo. Em caso de anomalia devem, de imediato, informar o(a) funcionário(a) ou o(à) professor(a) da turma.

Esqueci-me dos meus pertences fora do contentor e desapareceram, o que devo fazer?
Em caso de esquecimento de pertences fora do contentor, a responsabilidade será exclusivamente do aluno(a). Em caso de desaparecimento dos mesmos podem comunicar ao(à) funcionário(a) a título informativo para que, se encontrados, possam ser entregues. Os artigos desaparecidos serão anotados em registo próprio.

Cheguei atrasado(a) justificadamente à aula o que faço com os meus pertences?
Caso o(a) aluno(a) chegue atrasado(a) à aula, por motivos devidamente justificados, deverá, o(a) mesmo(a), no sentido de não perturbar o normal funcionamento da mesma, garantir que colocou os seus pertences no seu cacifo pessoal antes de se deslocar para o pavilhão. Se não possuir cacifo pessoal deverá solicitar ao(à) professor(a) que autorize a colocação dos seus pertences em espaço próprio no interior do pavilhão. Nestes casos a escola não assume responsabilidades por eventuais desaparecimentos de pertences, cabendo, porém, o dever de apurar responsabilidades. As respetivas faltas de pontualidade serão marcadas de acordo com o estipulado no Regulamento Interno.

Posso solicitar a abertura do contentor a meio da aula?
O(a) aluno(a) deverá responsabilizar-se por levar todo o equipamento necessário para a aula, bem como, eventualmente, garrafa de água, elástico para o cabelo e/ou outros materiais solicitados pelo professor. Em caso de incumprimento o(a) aluno(a) estará sujeito(a) à marcação de falta de material em consonância com o estipulado no RI. Em caso algum o contentor deverá ser aberto no decorrer da aula.

Quem guarda a chave dos cadeados dos contentores?
A chave dos cadeados encontrar-se-á na posse do funcionário(a) de serviço. Depois de fechado o contentor, a chave terá que ser devolvida ao(à) funcionário(a), obrigatoriamente.

O que acontece caso não cumpra as especificações determinadas?
Se incumprir com alguma das presentes disposições e em caso de desaparecimento de pertences pessoais a responsabilidade é totalmente imputável ao(à) aluno(a).

Notas:
Visto tratar-se de uma experiência, as presentes disposições estarão sujeitas a alterações sempre que tal se justifique. Para além do estipulado aplica-se o disposto no estatuto do aluno (Lei 51/2012).

 

Anexos:
Download this file (Regulamento do PPP.pdf)Regulamento do PPP.pdf[ ]672 kB

User Rating: 0 / 5

Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento - exposição "Pum! A vida secreta dos intestinos"

pavconhecimento2020 collage

No passado mês de fevereiro, dias 7, 11 e 14, respetivamente, os alunos do 6.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho deslocaram-se ao Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa, com o propósito de visitarem a exposição "Pum! A vida secreta dos intestinos".

Esta exposição baseada no best-seller da médica gastroenterologista alemã, Giulia Enders “A vida secreta dos intestinos”, que ganha vida em 3D, foi concebida pela Cité des Sciences et de l’Industrie, o maior museu de ciência francês, e pretendeu, de forma lúdica, mostrar com detalhe o mundo fascinante dos intestinos e a incrível história dos milhares de microrganismos que neles habitam.

Promovida pelos Grupos Disciplinares de Matemática e Ciências Naturais, esta visita de estudo teve como objetivos, oferecer aos alunos uma perspetiva educativa sobre a forma como os intestinos condicionam o nosso bem-estar físico e emocional e como podemos ajudar a melhorar todo o processo de digestão, dar a conhecer a estreita conexão cérebro-intestino e a importância da microbiota intestinal no nosso organismo, assim como sensibilizar para as intolerâncias alimentares e as alergias.

Os cenários coloridos foram certamente uma das maiores atrações para conhecer a nova mostra composta por 31 módulos interativos e dividida em três módulos – visita guiada à digestão, o mundo dos micróbios intestinais e o bem-estar do intestino – que satisfizeram a curiosidade de todos.

Quando nos deixamos contagiar pela ciência e pela curiosidade, há lugar a criar, experimentar, construir, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora. A Oficina Dóing colocou à disposição dos alunos, atividades para makers, curiosos e engenhosos, pequenos com grande lata e grandes com pequenas pancadas. Os alunos tiveram também oportunidade de participar na exposição Explora, uma ”verdadeira floresta de fenómenos naturais”, dividida em cinco áreas temáticas: luz, visão perceção, ondas e sistemas complexos. Foi uma tarde marcada por um conjunto de experiências e vivências que despertaram nos alunos o gosto pela descoberta e exploração e que contribuíram seguramente para o enriquecimento do seu percurso académico. O entusiasmo e a interação dos nossos alunos são o reflexo de mais uma iniciativa bem-sucedida!

O Departamento de Matemática expressa o seu agradecimento a todos os professores, pela participação empenhada no acompanhamento dos alunos, contribuindo para mais um dia memorável.

 

User Rating: 0 / 5

Lifeinvasaqua- espécies invasoras da Península Ibérica

picture1 624305082

Os alunos do clube “Ecoamigos da Natureza” aderiam ao projeto Lifeinvasaqua - espécies invasoras (ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental), projeto Ibérico. Neste âmbito temos estado a ter formação (alunos e professores) e a realizar atividades interativas relacionadas com a temática das espécies invasoras.

As plantas e peixes invasores têm sido uma problemática local e global. Este problema é europeu uma vez que as espécies nativas são rapidamente substituídas pelas invasoras.

  • Conhecer as espécies presentes na nossa região
  • Plantar sempre plantas autóctones
  • Nunca libertar espécies exóticas na Natureza
  • Nunca comprar espécies invasoras
  • No caso de encontrar espécies invasoras, contactar um especialista para as eliminar ou substituir

De 8 a 10 de maio de 2020 os alunos envolvidos irão participar num congresso de Jovens de Portugal e Espanha, em Benavente, onde irão abordar esta temática com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

 

User Rating: 0 / 5

Ciências Experimentais - fevereiro 2020

ciencias exp

No âmbito da disciplina Ciências Experimentais...

ciencdivertidafev2020 collage

Nestas duas semanas os alunos da pré das escolas n°2 e Fidalguinhos, na sala verde, fizeram o slime... Os alunos adoraram e levaram para casa.

marefev2020 collage

Nos dias 28 e 29 de Janeiro o MARE foi a escola n°2. A bióloga Luísa Aurélio explicou aos alunos do 1.º ano a incrível viagem da enguia maresia. Foi expetacular e os alunos participaram na atividade com interesse e empenho. De agradecer o profissionalismo e o carinho demonstrado pela bióloga Luísa que soube cativar a atenção de todos.

mareebn2fev2020 collage

Nos dias 28 e 29 de Janeiro o MARE foi a escola n °2. A bióloga Luísa Aurélio explicou aos alunos do 2.º ano, as incríveis viagens dos animais marinhos. Posteriormente realizaram no exterior o jogo das migrações. Os alunos participaram na atividade com interesse e empenho. Agradecemos a bióloga Luísa Aurélio o profissionalismo, a atenção e a simpatia demonstrada. Foi uma experiência inesquecível!

cantinhodahorta Collage

No dia 12 de Fevereiro os alunos da pré da sala lilás, estiveram a preparar o cantinho da horta. Estão muito empenhados!

 

 

User Rating: 0 / 5

Desfile de Carnaval 2020 AEAV - Sustentabilidade Ambiental

AEAV carnaval2020 

Mais um ano a cumprir a tradição e desta vez os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo desfilaram com um tema que necessita ser discutido. As imagens falam por si!

 desfile1 carnaval2020  desfile2 carnaval2020  desfile3 carnaval2020 desfile4 carnaval2020  desfile5 carnaval2020 

Obrigado a todos os educadores, professores, alunos, auxiliares e pais que se envolveram nesta iniciativa. Bom Carnaval!

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech