Agrupamento
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

User Rating: 0 / 5

User Rating: 0 / 5

Informação aos Encarregados de Educação

ico flipbook

De acordo com o disposto no artº 156º, da Lei nº 42/ 2016, de 28 de dezembro e nos termos do artº 61º do Decreto-Lei nº 25º/ 2017, de 03 março, os manuais escolares (não incluídas as fichas de trabalho) são distribuídos gratuitamente a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos).

Mais se informa que, de acordo com a mesma legislação, os manuais escolares serão disponibilizados a todos os alunos do agrupamento de escolas, mediante comprovativo de receção e compromisso de devolução assinado pelos respetivos encarregados de educação.

Os encarregados de educação responsabilizam-se pelo eventual extravio ou deterioração do manual recebido, ressalvado o desgaste proveniente do seu uso normal, prudente e adequado, face ao tipo de uso e disciplina para que foram concebidos, estado em que foi recebido pelo aluno, idade do aluno e outras circunstâncias subjetivas e objetivas que tornem inexigível esta mesma responsabilidade.

O departamento do 1.º Ciclo aconselha a aquisição dos livros de atividades das disciplinas de português, matemática e estudo do meio.

Gratos pela atenção dispensada.

A direcção do Agrupamento Álvaro Velho

&

APEEAEAV

27/07/2017

User Rating: 0 / 5

Gala de Finalistas 17/ 18 -  9° ano

IMG Surf 20180701 194149 processed

Foi no passado dia 30 de junho que cerca de 130 dos nossos alunos de 9° ano celebraram a sua Gala de Finalistas 17/ 18, com a merecida atribuição dos seus Diplomas de Finalista e a respectiva faixa gentilmente oferecida pela Associação de Pais. Uma noite em cheio, com direito a belo repasto... jogo do Mundial ao vivo da seleção nacional (pena o resultado)... cerimónia de entrega de Diplomas e Faixas acompanhada pela assistência dos familiares... exibição de vídeos elaborados pelas turmas finalistas para memória futura dos tempos passados no Álvaro Velhos... E final de noite e princípio de madrugada dedicadas à dança em discoteca. Esperamos que tod@s tenham gostado!

Repetimos a mensagem de final de cerimónia: desejamos a todos os nossos alunos os maiores sucessos académicos, um percurso feliz e... as portas do Álvaro Velho sempre abertas para que nos visitem!

User Rating: 0 / 5

Cozinhar a brincar

fidalg cartoon

No passado mês de maio, as turmas do 1°ano da EB1/ JI dos Fidalguinhos participaram na ação "Cozinhar a brincar" dinamizada pelo Serviço Educativo Municipal. Foi uma atividade divertida, criativa e principalmente muito gulosa... confeccionamos bolachas e panquecas com a ajuda da chefe Vânia que participou no Masterchef!

User Rating: 0 / 5

II ARRAIAL AGRUPAMENTO ALVARO VELHO

IMG Surf 20180616 150503 processed

Num dia (15 de junho) repleto de atividades e tarefas... desde todos os nossos alunos do 2° ano a realizarem a prova de aferição de português e estudo do meio durante a manhã, passando pela 1.ª Edição do Álvaro-a-Pé com o envolvimento dos nossos alunos dos 2° e 3° Ciclos (parabéns aos vencedores) e outras atividades... Nada como terminar o dia que corresponde ao final de ano letivo dos alunos do 5.° ao 8.° (as nossas crianças do Pré Escolar e do 1.° ciclo ainda têm uns dias pela frente) com um magnífico Arraial aberto a toda a comunidade educativa.

Aqui fazer o devido sublinhado que graças a mais uma iniciativa de grande dinâmica e envolvimento elaborada e coordenada pela Associação de Pais do Agrupamento, com a preciosa colaboração da Edugep e da Junta de Freguesia, em articulação com a Direção do Agrupamento foi possível mais uma vez juntar largas centenas de pessoas da nossa comunidade educativa das quatro escolas do Agrupamento (alunos, pais, familiares, docentes e assistentes operacionais/ técnicos) num momento de convívio que reforça os nossos elos e fortalece o nosso espírito de pertença.

Agradecemos também a amável presença do executivo da Junta de Freguesia na pessoa da sua presidente Dra Gabriela Guerreiro, do representante da CMB Prof Helder e do representante da Edugep Dr. Nuno Gonçalves.

Foi com enorme prazer que assistimos aos sorrisos rasgados dos nossos alunos e suas famílias numa festa em que a escola sede abriu as suas portas, mostrando mais uma vez que a ação da Escola Pública vai para além do que ocorre dentro de uma sala de aula.

A todos os que organizaram, colaboraram, participaram e se divertiram....o nosso enorme bem haja!!

User Rating: 0 / 5

Clube da Alice e Biblioteca Escolar - Leitura, leituras encenadas e escrita criativa

clubealice

No dia 11 de junho decorreu no auditório da escola sede a apresentação da peça “A infância nunca morre”, escrita pela aluna Íris Silva da turma 7.ºG. Este trabalho surge como continuação de um primeiro, também com a mesma designação, apresentado no ano letivo transato e que dá continuidade à vida das personagens criadas pela aluna. Os alunos ensaiaram de forma autónoma e prepararam os respetivos adereços no espaço de uma semana. Assistiram a este trabalho as turmas do 7.ºB, 7.ºE, 7.ºG, 8.ºF, os alunos do Ensino Especial e respetivos professores. Contámos também com a presença de três encarregados de educação

  • Íris Silva, 7.ºG
  • Filipa Andrade, 7.ºG
  • Henrique Pereira, 7.ºG
  • Rodrigo Amaral, 7.ºG
  • Solange Manha, 8.ºB
  • Maueza Rodrigues, 5.ºF

Citando a Íris Silva, “A Infância nunca morre, apenas está adormecida. Todos temos uma criança dentro de nós, basta imaginar.”

User Rating: 0 / 5

EXPOSIÇÃO DO CLUBE DE ROBÓTICA

IMG Surf 20180615 132347 processed

No seguimento do trabalho desenvolvido pelo Clube de Robótica ao longo do ano letivo, foram expostos no último dia de aulas alguns dos robots construídos pelos alunos que frequentaram o Clube. Felicitações aos professores José Faria e Joaquim Oliveira e aos alunos pelo trabalho desenvolvido, na esperança de que tenhamos no nosso Clube futuros engenheiros e especialistas em robótica.

O futuro é vosso!

User Rating: 0 / 5

Álvaro-a-Pé (prova pedestre de orientação) - 1.ª edição

Foto20 cartoon

No âmbito das atividades de final de ano do Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, realizou-se no passado dia 15 de junho, na escola sede, a 1.ª Edição do Álvaro-a-Pé, uma prova pedestre de orientação, constituída por equipas com o objetivo de percorrer um determinado percurso, no espaço escolar, com diferentes pontos intermédios designados por Estações, que se descobre através da leitura e descodificação de um passaporte. Esta prova envolveu diversos tipos de experiências de aprendizagem (desafios/ enigmas, jogos, procedimentos e manipulação de materiais) e assumiu uma natureza abrangente e multidisciplinar, em que os alunos desenvolveram também competências transversais, tais como as relacionadas com a comunicação, movimento no espaço e socialização.

Esta iniciativa que envolveu 44 professores e contou com a participação de 399 alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade, foi promovida e dinamizada pelo Departamento de Matemática e desenvolvida em parceria com os departamentos de Línguas, Ciências Experimentais, Ciências Humanas e Sociais, Artes e Tecnologias, Movimento e Som e Educação Especial e, ainda, com a Biblioteca Escolar e teve como propósito valorizar o conhecimento nas suas várias dimensões, desenvolver a capacidade de resolução de problemas, enigmas/ desafios, a destreza e rapidez de raciocínio, bem como fomentar o convívio entre alunos e desenvolver o espírito de equipa e de cooperação entre os participantes.

Disputada em dois escalões correspondentes ao segundo e terceiro ciclos do ensino básico, esta competição aliou as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação para o processo de ensino e aprendizagem, num ambiente de muita emoção e adrenalina, contribuindo para a partilha de conhecimentos e para um convívio saudável entre os alunos, proporcionando-lhes experiências e vivências que enriquecerão o seu percurso de vida e a sua memória.

A Direção e a Comissão Organizadora deixam aqui o seu agradecimento a todos os docentes que colaboraram e tornaram possível este evento e congratulam os alunos participantes, pelo seu entusiasmo e desempenho, sublinhando que, mais importante do que vencer, é participar. Para as duas equipas vencedoras, uma salva de palmas. Parabéns!

User Rating: 0 / 5

Concurso de leitura 5.º ano

concurso leitura cartoon

A Biblioteca Escolar proporcionou no dia 5 de junho, mais um inter-turmas de leitura no auditório da escola sede. Nesta afinal participaram os alunos que obtiveram a melhor classificação em cada turma do 5.º ano. O texto selecionado para esta final foi retirado do livro "A contradição humana" de Afonso Cruz. Os alunos "disputaram" entre si a leitura expressiva do texto, partilhando com as turmas que assistiram, 5.º A e 5.º E, o gosto pela leitura como forma de prazer.

Os três leitores melhor pontuados foram os seguintes:

  • 1.º Lugar- Maria Carreira, 5.º E (56 pontos)
  • 2.º Lugar - Mariana Ângelo,5.º A (52 pontos)
  • 3.º Lugar - Joana Martins, 5.º B (49 pontos)

Parabéns a todos os participantes e em particular aos vencedores.