Sociedade
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

Destaques

User Rating: 0 / 5

BIBLIOTECAS DIGITAIS

biblio digital

Vamos conhecer algumas Bibliotecas Digitais. E que as mesmas contribuam para enriquecer as aprendizagens e a educação!

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, gratuitamente e em formato multilingue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo, refletindo o património cultural de todos os Estados-membros da UNESCO.

Lançada com o apoio da UNESCO em abril de 2009, esta biblioteca visa promover a compreensão internacional e intercultural, expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na internet, desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos países e entre os países e fornecer recursos para educadores, académicos e o público em geral.

A Biblioteca Digital Camões afirma-se como um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.

A biblioteca apresenta autores e edições diversos. Cada edição publicada tem um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Instituto Camões e do editor e/ou instituição proprietária da edição. Assim, existem níveis diferenciados de acesso: apenas leitura, leitura e impressão e leitura, impressão e cópia.

A Biblioteca Nacional Digital é um serviço da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e disponibiliza, em linha e de forma gratuita, cerca de 25 000 documentos, a que correspondem mais de um milhão e meio de imagens. Na coleção digital incluem‑se documentos de acesso livre e também conteúdos protegidos pelo Direito de Autor, que, por este motivo, estão acessíveis apenas na rede interna da BNP.

O acesso às coleções digitais de livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia e música pode fazer‑se mediante pesquisa no catálogo bibliográfico ou por navegação através dos índices de título, autor ou data de publicação.

Os conteúdos estão ainda disponíveis através de outros portais nacionais e internacionais:

A Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com a leitura e a escrita, que se assume como um conjunto de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo, como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.

Pode ser membro da Biblioteca de Livros Digitais qualquer pessoa que queira melhorar as competências de leitura e de escrita, partilhar competências e saberes e participar em iniciativas integradas nas múltiplas formas de leitura e escrita, características do século XXI.