Agrupamento
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

Destaques

User Rating: 5 / 5

Campeonato de Jogos Matemáticos – Fase Nacional

jogos mat

Participação

foto5 photo cartoon b

Esta participação, organizada pelo Departamento de Matemática, pode contar com o apoio da Direção do Agrupamento bem como da Junta de Freguesia do Lavradio. Estes campeonatos têm vindo a entusiasmar centenas de alunos, que descobrem nos jogos uma componente lúdica e criativa que, associada ao pensamento rigoroso, se revela uma mais-valia para a aprendizagem da matemática. Foi uma experiência enriquecedora e inesquecível para alunos e professores. Para além de ter proporcionado a troca de experiências entre alunos de várias escolas do país que partilham o gosto pelos jogos matemáticos, promoveu também o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico. A Direção e o Departamento de Matemática do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho congratula todos os alunos envolvidos pela sua prestação no campeonato sublinhado que, mais importante do que vencer, é participar.

Fase Nacional

Desenvolvida em parceria com a Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e com o apoio do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e do Programa Ciência Viva, decorreu na passada 6.ª feira, dia 16 de março, a 14.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 2018, considerado o maior evento nacional na educação matemática, que teve lugar no Externato de Penafirme, em Torres Vedras.

Esta competição reuniu 1951 alunos de 435 escolas de todo o país, tendo sido disputada em quatro categorias correspondentes aos três ciclos do ensino básico e ao ensino secundário. Após a realização do Campeonato Interturmas – Fase Escolar, sagraram-se quatro campeões (um por jogo e por nível de ensino) que marcaram presença nesta competição, em representação da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho, tendo os nossos alunos obtido, no torneio em que participaram, as seguintes classificações:

  • 4.º lugar, no jogo Gatos & Cães (2.ª categoria);
  • 8.º lugar, no jogo Rastros (2.ª categoria) ; 
  • 11.º lugar, no jogo Avanço (3.ª categoria); 
  • 12.º lugar, no jogo Produto(3.ª categoria). 

Fase Escolar

No âmbito do Plano Plurianual de Atividades do Departamento de Matemática, decorreu no passado dia 28 de fevereiro, pelas 15:00, na Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho, o Campeonato Interturmas de Jogos Matemáticos – Fase Escolar, iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Ludus, Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática, com o apoio do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e do Programa Ciência Viva. Disputado em duas categorias, segundo ciclo (Gatos & Cães e Rastros) e terceiro ciclo (Produto e Avanço), foram apurados quatro vencedores que irão representar a escola na final da 14.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, a ter lugar no Externato de Penafirme - Torres Vedras, no dia 16 de março.

Considerando que o jogo é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica, os jogos matemáticos constituem uma experiência de aprendizagem propícia ao desenvolvimento de estratégias cognitivas, resolução de problemas e raciocínio matemático. Assim, esta atividade teve como propósito fomentar o gosto pela aprendizagem da Matemática; reforçar a componente lúdica no processo de ensino e aprendizagem, bem como melhorar a autoestima e o desempenho escolar dos alunos.

A equipa organizadora da competição, manifestou o seu agrado e satisfação relativamente ao entusiasmo e desempenho demonstrado pelos alunos participantes, pelo que estão de parabéns. O balanço da atividade foi bastante positivo, contribuindo para um convívio saudável entre professores e alunos.