Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech

User Rating: 0 / 5

Comemoração do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen

logosofia

Estamos a celebrar, no nosso Agrupamento, o centenário da escritora Sophia de Mello Breyner, através de actividades diversas a realizar ao longo do ano letivo. Para assinalar o dia do centenário, 6 de novembro, está já a decorrer uma exposição de poemas de Sophia, ilustrados pelos alunos do 9.º ano - no hall de entrada do bloco 3 - realizados no âmbito das actividades da Biblioteca Escola e em interdisciplinaridade entre Educação Visual, História e Português.

No mês de dezembro, na Biblioteca, será também decorada pelos alunos uma árvore alusiva à autora. A estas acrescentar-se-ão outras actividades como a leitura de poemas de Sophia; a ilustração de obras infanto-juvenis da autora, como o Cavaleiro da Dinamarca, O Rapaz de Bronze e a Fada Oriana; assim como um concurso de ilustração aberto a todos os alunos do Agrupamento, cujo regulamento será brevemente divulgado.

Publicação

capa

Centenário Sophia AEAV - Publicação

Link para telemóvel: https://bit.ly/2GtbIik

OBJETIVOS

Esta iniciativa tem como principal objetivo desenvolver atividades interdisciplinares centradas na divulgação de obras de uma autora de reconhecida relevância na literatura portuguesa, como é sublinhado na página de Comemoração Oficial do seu centenário:

A sua obra, que tem na poesia o centro à volta do qual tudo roda, é uma das mais importantes da nossa cultura e da história dela. A sua vida livre, fundada na inteireza e na coragem, é-nos referência, motivação e permanência. No Centenário do seu nascimento, comemorar Sophia é comemorá-la, lembrá-la em comum. E é celebrar essa funda e desassombrada exaltação da vida, essa aguda e universal consciência do mundo de que a sua poesia dá testemunho para sempre.

Galeria de Fotos

Na Biblioteca Escolar

 IMG 20191218 102738  IMG 20191218 102814

Na Biblioteca Escolar, os alunos foram convidados a participar na decoração da árvore de Natal, através da seleção de frases de obras da autora, seguida da sua transcrição em círculos com a fotografia da mesma. Os alunos aderiram de forma muita expressiva, tendo alguns ficado com curiosidade por ler mais trabalhos desta escritora.

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech