Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech

User Rating: 0 / 5

INTERCULTURALIDADE É DESCOBERTA - EB1/ JI n.º 1 do Lavradio

interculturalidade2

Há uns dias atrás, a nossa professora ao corrigir o trabalho de uma colega nossa sobre a escrita de palavras com a letra “j/J”, viu uma palavra escrita “jaca” e pensou que era um erro. Pediu à nossa colega para ela ler a palavra e perguntou-lhe se ela sabia o que era. A nossa colega leu e explicou que era uma fruta. Ah! É importante referirmos que esta aluna é de nacionalidade brasileira! A nossa professora contou-nos o que se tinha passado e perguntou se mais alguém já tinha ouvido falar na “jaca”, até porque temos na turma outros colegas com a mesma nacionalidade. Uma outra colega disse que já tinha ouvido falar mas que não conhecia. Ficámos todos curiosos! Mas, como agora já temos o computador a funcionar e podemos ver coisas muito interessantes na tela, fomos à descoberta e encontrámos coisas fascinantes sobre este fruto. Adorámos o que vimos e lemos sobre a “jaca” e queremos partilhar pois achamos que todos irão gostar.

O que é a Jaca?

interculturalidade1

A jaca é o maior fruto comestível. É suculenta e aromática. A sua forma é oval. Tem uma casca com saliências pontiagudas verdes que podem ficar com um tom mais amarelado quando a jaca está mais madura.

interculturalidade3

Vem de uma árvore de grande porte chamada jaqueira, cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.

interculturalidade4

A jaca nasce diretamente do tronco ou dos galhos mais grossos. Chega a pesar até quinze quilogramas ou mais e a medir quarenta centímetros de comprimento!

interculturalidade5

Existe a jaca dura e a jaca mole. A jaca dura tem uma polpa firme e é de grandes dimensões. A jaca mole é a que normalmente se consome mais. É mais doce e a sua polpa lembra uma mistura de abacaxi e banana. Pode ser consumida fresca, seca, cozida e também é usada em doces e geleias.

interculturalidade6

Também sabemos como se deve abrir uma jaca. Mas…não vamos contar. Se quiserem saber mais detalhes sobre este fruto, façam como nós: pesquisem e vão ver que vale a pena!

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech