Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech
Atividades
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

User Rating: 0 / 5

Atividades Álvaro Velho

icon.actividades

Tópicos que se relacionam com um conjunto de apresentações que ilustram as atividades realizadas nas várias disciplinas, pelos respetivos professores, turmas e alunos.

User Rating: 0 / 5

Visita ao Museu Nacional do Azulejo

visita museuazulejo 

No passado mês de fevereiro, os alunos dos 6.º e 8.º anos de escolaridade, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho, visitaram o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, considerado um dos mais importantes museus de Portugal, pela sua coleção singular, dedicada ao azulejo, expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor.

Promovida pelo Departamento de Matemática, esta visita teve como objetivos dar a conhecer o acervo museológico, desenvolver nos alunos o gosto pela arte e pela preservação do património e da memória coletiva, bem como promover momentos de aprendizagem, em contexto de interdisciplinaridade.

No âmbito do estudo das ISOMETRIAS DO PLANO, esta visita pretendeu igualmente motivar para a aprendizagem de conceitos fundamentais de Geometria e propiciar o desenvolvimento do sentido espacial, com ênfase na visualização e compreensão de transformações geométricas e suas propriedades, em contexto de exploração de azulejos.

Num trabalho articulado com o Serviço Educativo do Museu, os alunos foram convidados a conhecer a história do Azulejo em Portugal e as várias técnicas de produção de azulejos, assim como a sua evolução ao longo da história. Tiveram ainda oportunidade de explorar o edifício de forma a compreender o seu valor patrimonial, cultural e artístico, numa visita pela descoberta.

Organizados em equipas, através de um percurso desafiante e divertido (Peddy e Paper) pelo Museu e Convento da Madre de Deus, os alunos procuraram dar resposta a um conjunto de questões, mediante a leitura e descodificação de um guião intencional, de orientação e registo, que assumiu uma natureza abrangente e multidisciplinar. Esta atividade, para além de desenvolver o sentido de pertença a um passado, permitiu estimular a observação, a comparação, a interpretação e o raciocínio crítico, assim como desenvolver o sentido estético, despertar a curiosidade e facilitar a compreensão de conceitos abstratos. Foi uma manhã muito gratificante para alunos e professores, com grande impacto na motivação para a aprendizagem. Marcada por um grande entusiasmo, esta iniciativa contou com o empenho e a colaboração de todos, tendo cumprido plenamente o seu propósito.

visita museuazulejo4

O Departamento de Matemática expressa o seu agradecimento a todos os professores, pela participação no acompanhamento dos alunos, contribuindo para mais uma experiência inesquecível.

 

User Rating: 0 / 5

Escola Azul

escola azul

As escolas do Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho foram, foram reconhecidas como Escola Azul. Estamos todos de parabéns, alunos, professores e direção, que graças às nossas atividades vemos reconhecido o nosso valor! Como Coordenadora do Projeto, foi com muito empenho e dedicação, com a colaboração de todos os intervenientes que conseguimos.

EscolaAzul EB23AV  EscolaAzul EB1n1  EscolaAzul EB1n2  EscolaAzul EB1fidalg

Os alunos do 1.º ano do Agrupamento de Escolas do Álvaro Velho, elaboraram uma carta ao oceano, para comemorar o dia do Oceano

Beatriz Pereira 1º A e2  margarida e2 1a  melissa e2 1b 

 

User Rating: 0 / 5

Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento - exposição "Pum! A vida secreta dos intestinos"

pavconhecimento2020 collage

No passado mês de fevereiro, dias 7, 11 e 14, respetivamente, os alunos do 6.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho deslocaram-se ao Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa, com o propósito de visitarem a exposição "Pum! A vida secreta dos intestinos".

Esta exposição baseada no best-seller da médica gastroenterologista alemã, Giulia Enders “A vida secreta dos intestinos”, que ganha vida em 3D, foi concebida pela Cité des Sciences et de l’Industrie, o maior museu de ciência francês, e pretendeu, de forma lúdica, mostrar com detalhe o mundo fascinante dos intestinos e a incrível história dos milhares de microrganismos que neles habitam.

Promovida pelos Grupos Disciplinares de Matemática e Ciências Naturais, esta visita de estudo teve como objetivos, oferecer aos alunos uma perspetiva educativa sobre a forma como os intestinos condicionam o nosso bem-estar físico e emocional e como podemos ajudar a melhorar todo o processo de digestão, dar a conhecer a estreita conexão cérebro-intestino e a importância da microbiota intestinal no nosso organismo, assim como sensibilizar para as intolerâncias alimentares e as alergias.

Os cenários coloridos foram certamente uma das maiores atrações para conhecer a nova mostra composta por 31 módulos interativos e dividida em três módulos – visita guiada à digestão, o mundo dos micróbios intestinais e o bem-estar do intestino – que satisfizeram a curiosidade de todos.

Quando nos deixamos contagiar pela ciência e pela curiosidade, há lugar a criar, experimentar, construir, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora. A Oficina Dóing colocou à disposição dos alunos, atividades para makers, curiosos e engenhosos, pequenos com grande lata e grandes com pequenas pancadas. Os alunos tiveram também oportunidade de participar na exposição Explora, uma ”verdadeira floresta de fenómenos naturais”, dividida em cinco áreas temáticas: luz, visão perceção, ondas e sistemas complexos. Foi uma tarde marcada por um conjunto de experiências e vivências que despertaram nos alunos o gosto pela descoberta e exploração e que contribuíram seguramente para o enriquecimento do seu percurso académico. O entusiasmo e a interação dos nossos alunos são o reflexo de mais uma iniciativa bem-sucedida!

pavconhecimento1

O Departamento de Matemática expressa o seu agradecimento a todos os professores, pela participação empenhada no acompanhamento dos alunos, contribuindo para mais um dia memorável.

 

User Rating: 0 / 5

Criação de uma Composição Visual Livre - prof Luís Martins

00000IMG 00000 BURST20200204130055411 COVER

O trabalho proposto envolveu dois momentos distintos

1. Projeto de desenho rigoroso de traçados geométricos, com base na elaboração de 11 traçados geométricos obrigatórios, lecionados em sala de aula e criação de uma malha geométrica de tema livre.

2. Projeto cromático, Sob a técnica de pintura a lápis de cor, aplicando as aprendizagens relativas a Figuras Poligonais Regulares (Cores Neutras); Figuras Poligonais (Cores Frias) e Figuras não Poligonais (Cores Quentes).

Trabalho foi desenvolvido por todos os alunos a frequentar o 7.º ano de escolaridade. Os trabalhos aqui apresentados foram os trabalhos expostos na Galeria Álvaro Velho (Bloco 3). Coordenação do prof. Luís Martins (ver apresentação eletrónica).

 

User Rating: 0 / 5

No Mundo da Lua - 7.º B

NO MUNDO DA LUA

No dia 28 de Fevereiro pelas 19h, na Escola Básica Álvaro Velho, realizou-se a atividade "No Mundo da Lua", com a turma B do 7.º ano e os seus encarregados de educação. Tratou-se de uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Físico-química (Prof. Cláudia Martins), Educação Visual (Prof.Luís Martins), Clube da ciência (Prof.Isabel Vale) e PES, com a participaçáo do convidado Sr. Luís Gabriel Silva.

A atividade iniciou-se com um jogo didático Super Tmatik sobre astronomia com prémios para as respostas corretas, foi também simulado pelos alunos no campo de jogos o posicionamento dos planetas , do sol e da lua à escala, com o auxilio de uma fita métrica simulando um raio dos sistema solar de 30m. Realizaram-se observações através do telescópio, do céu noturno, identificou-se a Lua como o nosso satélite natural, referindo-se a sua influência nas atividades humanas. Recorrendo a um tablet e ao programa SkyView os participantes tiveram oportunidade de explorar o céu identificando, estrelas, constelações e planetas. Finalizou-se a atividade com a partilha de um lanche entre Encarregados de Educação, alunos e professores criando um ambiente divertido e de proximidade entre todos.

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech