Atividades
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

User Rating: 0 / 5

Atividades de Educação Visual - Maria José Ildefonso

edevMostra de trabalhos realizados pelas turmas de E.V. orientadas pela professora Maria José Ildefonso

2017/ 2018

Alguns trabalhos realizados pela turma do 9.ºA (todos à exceção de um deles com utensílios de cozinha, escuro, do 9.ºF). Este trabalho foi realizado com base num retângulo fotográfico retirado de revista e colado na folha A3. A pintura é realizada com materiais diversos em colunas paralelas à imagem fotográfica e recriando à esquerda e à direita a imagem em falta: lápis 1B; lápis de cor; pastel de óleo; pastel seco; marcador e guache.

Exposição da visita de estudo a Belém e ao teatro / "A arte, a natureza e o homem" / "Auto da Barca do Inferno"

Visita de estudo em parceria com as disciplnas de História e Educação Visual - 9.º ano

MÁSCARAS EMOTIVAS

Este projeto estruturou-se em três vertentes:

  • Na programação da disciplina de Educação Visual, no estudo do Corpo Humano/ Rosto, em turmas do 8.º A/B/D/F e 9.º A/C/F (grupos de 2 alunos).
  • No âmbito do PES (Projeto de Educação para a Saúde) no ano letivo, 2017/18, sobre o tema-Emoções.
  • Por decorrer durante a semana anterior ao Carnaval.

2009/ 2010

Exposição realizada por alunos do 8º ano no âmbito da disciplina de EV sobre a História da Arte, inserida na recepção aos alunos exposta nas vitrines do Polivalente.

2006/ 2007

Tendo em conta que o espaço de implantação da escola começou por ser realizado sobre antigas salinas, surgiu a ideia de trabalhar esta temática.

Foi realizada uma pesquisa com base em registos fotográficos da altura e em registos orais o que fomentou a aproximação dos jovens ao património arquitectónico do Lavradio, com o
objectivo de manter viva a memória das salinas que no passado ocuparam o terreno da nossa escola.

Este tema, “As Salinas e a Arquitectura do Lavradio”, irá ser executado com azulejos na modalidade de Mosaico. Para isso, foram realizados alguns estudos dos lugares onde irão ser colocados os painéis com base no levantamento efectuado pelos alunos.

Concebeu-se a ideia de fragmentar os azulejos e com eles cobrir, sob a forma de mosaico uma parede localizada perto da Junta de Freguesia do Lavradio.

Fez-se uma abordagem da intervenção urbana ligados ao material acima referido e chegou-se à conclusão que o exemplo a seguir seria o trabalho desenvolvido por Antoni Gaudi no
Parque Guell.

É um projeto aberto a toda a comunidade escolar que permite potenciar nos alunos a experimentação assim como a colaboração na realização de um painel de Mosaico, em
parceria com a Junta de Freguesia do Lavradio,.

Tendo tido conhecimento do trabalho efectuado pelos alunos, o professor Adolfo Lopo, Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio, mostrou-se interessado na execução de um
mural sobre o tema descrito. No início do ano escolar (2005/2006), os elementos que compõem este Clube, foram convidados pela Junta de Freguesia do Lavradio, a realizar um trabalho de parceria. Os encargos com materiais e aplicação são da responsabilidade da Junta de Freguesia do Lavradio.

Tendo em vista o desenvolvimento a médio prazo, do projecto de intervenção estética a levar a efeito no interior da nossa escola, assim como no espaço urbano da Vila do Lavradio, o
Clube das Artes Plásticas pretende concretizar no seu horário disponível, em conjunto com alunos propostos para o clube ou outros, esta actividade acima referida.