Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech

User Rating: 0 / 5

NOTA INFORMATIVA 12 – 19.04.2020

#EstudoEmCasa

A Escola na televisão para alunos do Ensino Básico

Informam-se os alunos e encarregados de educação que a partir do dia 20 de abril iniciarão as emissões #EstudoEmCasa. Os conteúdos do #EstudoEmCasa serão transmitidos através dos canais: • RTP Memória: TDT – posição 7; MEO – posição 100; NOS – posição 18; Vodafone – posição 17; Nowo – posição 13 e em https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados) Brevemente, será ainda disponibilizada uma App. Anexa-se a grelha de programação.

Abaixo disponibilizamos algumas informações da responsabilidade da Direção-Geral da Educação. Mais informação em https://www.dge.mec.pt/noticias/estudoemcasa e https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/.

O que é o #EstudoEmCasa?

O #EstudoEmCasa é um conjunto suplementar de recursos educativos para o Ensino Básico com conteúdos organizados para diferentes anos de escolaridade. Estes conteúdos pedagógicos temáticos fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.° ao 9.° ano, e são agrupados da seguinte forma: 1.° e 2.° anos, 3.° e 4.° anos, 5° e 6.° anos, 7.° e 8.° anos e 9.° ano.

A quem se destina?

Destina-se, primeiramente, a alunos sem conectividade e/ou equipamento informático. Contudo, o conjunto de recursos educativos disponibilizados poderá também ser utilizado por outros alunos, nunca se constituindo como forma autónoma de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico.

Onde pode ser obita mais informação?

Onde pode ser obtida informação adicional para identificação dos blocos pedagógicos e das sugestões de atividades?

Em articulação com as emissões televisivas, a Direção-Geral da Educação disponibiliza o site https://apoioescolas.dge.mec.pt/eec, no qual ficarão disponíveis, por anos e disciplinas, a identificação das aulas, as Aprendizagens Essenciais trabalhadas em cada um dos blocos educativos e as sugestões de atividades que poderão ser complementares às tarefas que os professores definam no trabalho com os seus alunos. Estas indicações sobre cada aula serão disponibilizadas até quarta-feira da semana anterior à emissão.

Arquivo das NOTAS INFORMATIVAS

Notas Informativas Anteriores

Plano de Contigência

PLANO DE CONTINGÊNCIA | COVID-19

Sabendo que as escolas assumem um papel determinante na prevenção de uma pandemia, pela possibilidade de contágio e rápida propagação da doença entre os seus alunos e profissionais e que o conhecimento das manifestações da doença e das suas formas de transmissão constitui a melhor forma de adotar medidas adequadas à sua prevenção, a elaboração do plano deste plano de contingência assume particular importância

O objetivo do Plano de Contingência é manter a atividade da Escola face aos possíveis efeitos de uma pandemia, nomeadamente o absentismo de professores e alunos, auxiliares de ação educativa e outros funcionários e membros da comunidade educativa, bem como as respetivas repercussões nas atividades escolares, no ambiente familiar e social de toda a comunidade educativa envolvente. Consiste também num conjunto de medidas e ações a desenvolver oportunamente, de modo articulado, em cada fase de possível pandemia.

No entanto, a aplicação de um plano desta natureza só será possível se toda a comunidade educativa do Agrupamento for moralmente responsável no cumprimento das orientações emanadas dos órgãos de gestão pedagógico – administrativos ou dos organismos externos com responsabilidades em matéria de controle da pandemia, não desresponsabilizando os serviços centrais e regionais do Ministério da Educação, em conformidade com as suas competências, nomeadamente no que diz respeito ao apoio e disponibilização de meios e recursos às escolas.

Apresenta-se, pois, o Plano de Contingência considerado adequado neste momento. O mesmo constitui um documento aberto, podendo ser revisto e atualizado face a novas informações ou acontecimentos (ver em anexos).

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Fluxograma SARS CoV2 sintomas ligeiros

https://www.dgs.pt/

https://www.dgeste.mec.pt/

https://www.sns.gov.pt/

https://covid19estamoson.gov.pt/

Aproveitamos a oportunidade para solicitar a todos os encarregados de educação que, caso não tenham vindo a receber as nossas comunicações via mail e assim o desejem, deverão aceder ao Inovar Consulta (https://inovar.alvarovelho.net/consultaalunos/app/index.html#/login) e atualizar campo de endereço de e-mail do encarregado de educação. Instruções de acesso ao INOVAR CONSULTA (https://alvarovelho.net/images/PDFs/ACESSO.INOVAR.CONSULTA.SIGE.pdf).

Solicita-se a todos os encarregados de educação que, nos casos em que no seu agregado familiar sejam identificados sintomas associados à Covid-19 [tosse, febre ou dificuldade respiratória], contactem de imediato a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e seguir as recomendações dadas e informem a Direção do Agrupamento preferencialmente para o endereço covid19.alvarovelho @ gmail.com (telefonicamente para 212059230). Sempre que haja necessidade de atualizar informação, a implementação do Plano de Contingência e das medidas dele decorrentes, a informação será publicada no Portal do Agrupamento (www.alvarovelho.net). Recomenda-se a sua consulta regular. 

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech