Fotos de Ilusão
- Detalhes
- Acessos: 10
Fotos de Ilusão - 2021
clica na imagem
A perspetiva é um atributo inerente à linguagem fotográfica. É ela que representa a tridimensionalidade, bem como a relação dos diversos planos que constituem a composição de uma fotografia. Por mais que a foto registe um momento com três dimensões – altura, comprimento e largura – a apresentação final se dá em apenas duas dimensões, como se houvesse um "achatamento" de planos. Para criar ilusões de óticas, deve-se desenvolver este processo.
Trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina de Ed. Visual com as turmas A, B, e C do 9.º ano sob a orientação do prof. Luís Martins.
Projeto “Estudo de um Fruto” - elementos visuais
- Detalhes
- Acessos: 11
Projeto “Estudo de um Fruto” - elementos visuais
Conclusão do projeto “Estudo de um Fruto”, através dos seus Elementos Visuais. (LINHA, TEXTURA, VOLUME, PERSPETIVA e COR) e inicio do projeto de Pintura. O Realismo das técnicas de Desenho e Pintura consegue-se quando num mesmo trabalho se coloca todos os Elementos Visuais.
A partir de um fruto e de um objeto à escolha, criou-se uma Natureza-morta através da cor (lápis de cor, pastel seco, aguarela, pastel de óleo, Guache ou outros materiais de pintura à tua disposição, incluindo Técnica Mista).
Ciência experimental - janeiro 2021
- Detalhes
- Acessos: 9
Oferta Complementar/ ciência experimental - janeiro 2021
Os alunos das escolas n.° 1, n.° 2 e Fidalguinhos realizaram atividades experimentais.
PROGRAMA "ESCOLA DIGITAL"
- Detalhes
- Acessos: 79
PROGRAMA "ESCOLA DIGITAL"

Com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará, a partir do corrente ano letivo, medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente. O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade. A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que começam a chegar às escolas públicas de forma progressiva.
Num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar. No caso do AE Álvaro Velho, a primeira entrega a alunos benificiários da Ação Social Escolar (Escalão A e B) indicados pelos serviços do Ministério, será feita no decorrer do mês de janeiro. A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos aos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA) que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.
Este processo requer a entrega do equipamento na sede de cada AE/ENA, a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos AE/ENA e a SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for cedido o kit.
Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1.º ciclo do ensino básico; 2) 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.
O AE solicita a devolução de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, nas seguintes situações:
- Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
- Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
- Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.
- O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
- O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
Comemoração do Halloween 2020
- Detalhes
- Acessos: 115
Comemoração do Halloween 2020
No âmbito da comemoração do Halloween, os docentes da disciplina de Inglês promoveram um concurso intitulado “Halloween StayAway COVID Masks”. O concurso, ao qual se verificou uma forte adesão, foi aberto a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclo. Foram apurados os três primeiros lugares para os dois ciclos de ensino. A todos os participantes foi atribuído um certificado de participação e aos vencedores pequenos prémios de forma a gratificar a sua participação e resultados finais. Os vencedores foram: Madalena Santana, 5.ºC; Eusébio Rangel, 5.ºE e Íris Figueiredo, 6.ºC; do 3.ºciclo, Inês Silva, 8.ºD; David Rato, 7.º G e André Onofre, 9.ºB.
CAMPEONATO INTERNACIONAL SUPERTMATIK 2020.2021
- Detalhes
- Acessos: 102
CAMPEONATO INTERNACIONAL SUPERTMATIK 2020.2021 - PROCEDIMENTOS
Este ano letivo, devido à pandemia COVID-19, a edição 2020/2021 realizar-se-á 100% ONLINE. Neste sentido é necessário teres em conta alguns procedimentos:
1.º Passo: Deves tomar conhecimento do regulamento da competição e das regras do jogo. O(A) teu (tua) professor(a) de Matemática fará a sua divulgação na aula e dar-te-á informações mais detalhadas (ver anexos).
2.º Passo: Assegurar a tua inscrição no campeonato. Para te inscreveres, segue as instruções (passo a passo) que se encontram no TUTORIAL abaixo e que inclui também vídeos "Como jogar?".
3.º Passo: Dá início aos treinos de preparação para a fase de qualificação na APP SUPERTMATIK ONLINE.
A competição decorrerá ao longo de várias fases eliminatórias até se encontrarem os alunos finalistas, que representarão a Escola na Grande Final a realizar entre os dias 14 e 28 de maio de 2021. Aproveita as férias do Natal para treinares, uma vez que os treinos são gratuitos até 31 de janeiro de 2021. Estamos certos que farás o teu melhor para conquistares uma boa posição no ranking mundial. Contamos contigo!
S.ENERGIA: PeddyApp
- Detalhes
- Acessos: 97
S.ENERGIA: PeddyApp - Competição Interescolar sobre Mobilidade Sustentável
A S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, em colaboração com as autarquias da sua área de intervenção, vem por este meio convidar-vos a participarem na competição interescolar “PeddyApp – Para a escola a caminhar” (ano letivo 2020/2021) dirigida aos alunos do 2º e 3º Ciclos, Secundário e Profissional, e aos membros das comunidades educativa e local, dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Mais informações sobre a competição PeddyApp em PeddyAPP - Agência Regional de Energia.A competição tem como data prevista de início - 4 de janeiro de 2021, e como data de fim – 24 de março de 2021. Para informações detalhadas sobre a competição, devem aceder ao vídeo disponibilizado no Canal Youtube da S.ENERGIA. O PeddyApp (flyer em anexo) tem como objetivo promover uma mobilidade mais sustentável, incentivando de uma forma original e inovadora, os alunos a deslocarem-se a pé, desde a sua casa até à escola, assim como nas suas atividades fora do âmbito escolar. Recorrendo à geo-localização, o PeddyApp promove uma competição amigável entre escolas para premiar os alunos que percorreram mais quilómetros durante a competição. Os interessados em participar devem fazer o download da aplicação “PeddyApp” gratuita para Android e iOS e registar-se. A aplicação irá calcular os quilómetros percorridos a pé diariamente, não só nos percursos para a escola, como em todas as deslocações, e os alunos terão ainda na aplicação PeddyApp “pontos estrela” em alguns locais emblemáticos de cada concelho, que ajudarão a somar pontos extra para competição. A competição prevê para cada concelho, a oferta de prémios individuais para os alunos que fiquem nos três primeiros classificados, e que são respetivamente um Iphone SE, uma Bicicleta e uma Instax Mini. O prémio coletivo, para a escola que arrecadar a maior quantidade de quilómetros percorridos, será uma Mesa de Ténis de Mesa.
Dia Internacional da Pessoa com deficiência - Hora do Conto
- Detalhes
- Acessos: 111
Dia Internacional da Pessoa com deficiência - Hora do Conto - Oferta Complementar
Com o intuito de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no âmbito da Hora do Conto na Biblioteca, foi lida a história: Orelhas de Borboleta, de Luísa Aguilar e André Neves . A história mostra-nos uma menina cheia de alegria que lida com a diferença com bastante humor. Após a leitura houve ainda tempo para uma conversa sobre a inclusão nas nossas escolas e sobre a opinião de cada aluno sobre a temática. Para terminar, foi feito um trabalho de Expressão Plástica: Este sou eu e... Sou especial. Percebemos assim, que devemos respeitar a diferença e que todos temos razões para sermos especiais.