Painel dedicado a Álvaro Velho - Cândido Lopes
Cândido Lopes nasceu em 1925, no Barreiro. Foi emigrante na Holanda durante 21 anos, tendo falecido em 1987, também no Barreiro. Muitos ainda se lembram de Cândido Lopes. Aqueles que frequentam a Sociedade Recreativa Os Franceses certamente sabem que foi ele o autor das alegorias que ainda hoje decoram o palco. Cândido Lopes era conhecido como pintor e desenhador talentoso, deixou um extraordinário espólio de obras que retratam o Barreiro, mais concretamente a zona ribeirinha. Foi incentivado a fazer um painel dedicado a Álvaro Velho.
Em 1969, executou o que muitos consideram a sua obra prima, um painel, em que na ozalide original, tem as dimensões 147 cm por 25cm. No centro deste painel, podemos observar a imagem de Álvaro Velho. À esquerda uma panorâmica da praia do Barreiro, cabanas e embarcações. À direita estão representadas as naus de Vasco da Gama, ancoradas ao largo de Calecute.
Este painel foi transposto para azulejo e pode ser visto no frontispício da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos de Álvaro Velho - Lavradio.