Monitorização do outono do rio Coina- Vídeo a concurso no lifeinvasaqua

https://spark.adobe.com/video/rw6xyaeQ1MQA6

Dia Mundial dos oceanos

O nosso futuro depende de um oceano saudável! Para o proteger temos que o conhecer melhor…Obrigada Associação Escola Azul e à bióloga marinha Mónica Albuquerque, pela espetacular partilha do seu trabalho nas Áreas protegidas marinhas. Todos nos sentimos a “viajar” por estas áreas lindas e únicas!

Conferência final etwinning- Projeto “Local and global change Agents” realizada no dia Mundial do Ambiente

Comemoramos o dia mundial do ambiente à distância! O professor polaco, Tomasz Ordza, deu uma palestra sobre florestas, proferida em inglês, no google meet para alunos portugueses e turcos… A professora de inglês, Margarida Costa, também esteve presente esteve presente.. Correu muito bem e os alunos portugueses participaram ativamente! Chegamos à conclusão que é uma experiência enriquecedora e a repetir!??

Monitorização do rio Coina com o CEA

No dia 28 de Maio realizámos a monitorização do rio Coina, em parceria com a Escola Augusto Cabrita e com o monitor do CEA Mauro. Respeitamos as regras de segurança e desta vez sem alunos. Aqui fica o trabalho possível realizado.

Tivemos oportunidade de entrevistar uma pessoa local, que nos transmitiu o seu conhecimento. Referiu que tem uma horta perto do rio à cerca de 7 anos e que está para breve a deslocação de uma fábrica que poluía o rio. Referiu que enquanto laborava as águas do rio estavam poluídas e tinham um cheiro desagradável

Ainda realizamos as análises, ph, temperatura e observação da biodiversidade.

Agradecemos ao CEA e ao Mauro a sua dispobilidade.

Partilhas no CEA

Relações bióticas na Horta!

As pragas tentam atacar!!!
Estivemos a apanhar as lagartas à mão e os seus ovos…

Lifeinvasqua- espécies invasoras

Os nossos trabalhos realizados no âmbito do projeto Lifeinvasqua -especies invasoras foi publicado no jornal local como forma de partilhar esta problemática local e global.

https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=7001977&mostra=2

Etwinning Project “Discovering Flavours of the Europe”- Turkish day

No âmbito deste projeto Etwinning organizámos um almoço onde a ementa era apenas comida turca.

A elaboração do almoço contou com a grande colaboração da professora Ana Dias, quer na pesquisa de receitas turcas, quer na elaboração dos pratos. Pode até dizer-se que foi a mentora deste almoço e tratou de toda a decoração do espaço.

Agradecemos também ao professor Rui Sequeira ter cedido o espaço “Ginásio da Baixa da Banheira” e a colaboração na realização da ementa.

Ainda, e como não poderia deixa de ser, a excelente participação e colaboração dos colegas da Escola Álvaro Velho.

https://photos.app.goo.gl/u6tMtTaf8unvydpU8

Espécies Exóticas da Península Ibérica

Os peixes, moluscos e crustáceos são os principais grupos de espécies exóticas de água doce na Península, segundo os especialistas.

As principais áreas de origem são a Europa e a América do Norte.

Os vetores principais de introdução são como contaminante, ornamental e as pescas.

Projeto Ibérico Lifeinvasaqua

Um projeto de informação sobre espécies invasoras aquáticas Ibéricas.

Jacinto-de-água(Eichhorniacrassipes)

Esta bela espécie invasora, originária da América do Sul e que apareceu em Portugal nos anos 30, caracteriza-se por um rápido crescimento quando encontra condições adequadas, podendo mesmo duplicar-se em poucos dias.

O problema é que os jacintos de água criam uma espécie de tapete que, muitas vezes, cobre totalmente a superfície da água. E é este tapete que faz com que a luz incidente seja reduzida, diminuindo assim a qualidade da vida aquática, levando em muitos casos à eutrofização (excesso de nutrientes ricos compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogénio). Para além do impacto nos ecossistemas, os jacintos impedem ainda a navegação e entopem os canais, dificultando a pesca e o uso recreativo do rio.