Recolha de plástico

O MARE vem à Escola

No dia 15 de janeiro tivemos a presença do MARE- – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais (centro de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação). http://www.mare-centre.pt/en .

A atividade apresentada foi “A Era do lixo Marinho”…

“Devemos sempre em primeiro recusar e reduzir o nosso consumo e só depois reutilizar e reciclar”..Será que precisamos de comprar tantas coisas??? O nosso consumismo, nomeadamente nos plásticos descartáveis, está a pôr em causa a vida marinha!

Algum lixo encontrado num simples passeio na praia

Obrigada Luisa pela excelente explicação desta grande problemática e pela sensibilização dos nossos alunos.

Jardim no Natal

GREEN LUNCH

Como forma de comemorar “os legumes” realizamos um almoço onde a ementa foi confecionada, no restaurante do Ginásio da Baixa da Banheira, com os podutos biológicos da Quinta Courela dos Pegos. Beringela gratindada, Estufadinho de grão e legumes com entrecosto e maça reineta assada.

Feira Ecológica do Natal

Durante a manhã do dia 11 de dezembro tivemos legumes biológicos frescos à venda numa antecipação do Green maket que terá inicio no próximo ano letivo…ainda ARTESANATO e frutas costuradas pelos nossos alunos…e alguns vasos de plantas aromáticas realizados pela turma CEF Jardinagem.

Produtos locais portugueses

No dia 8 de novembro fomos em visita de estudo a Coruche conhecer um pouco mais sobre 3 produtos locais: Arroz, cortiça e mel.

Visitamos a fábrica de arroz “A ceifeira” e ficamos a perceber melhor o ciclo do arroz e os diferentes tipos… ainda vimos os arrozais que dão origem ao arroz nacional.

Visitamos também o observatório de cortiça…

Bee Land é um Centro Interpretativo onde se pode aprender tudo sobre abelhas e mel…

Meeting Erasmus families by night

Agradecemos a presença dos pais nesta primeira reunião…

Receção aos pais Erasmus on Biteable.

Reunião EE Erasmus

Como se faz o azeite biológico?

Depois de recolher a azeitona, de forma artesanal, esta é colocada numa máquina que separa a folha da azeitona. Depois disso vai para uma máquina onde a pasta de azeitona dá origem ao azeite, neste caso, numa prensa a frio. Ainda irá para um decantador sofrer duas decantações antes de poder ser consumido.

Azeitona recolhida
O azeite aqui vai sofrer duas decantações

Lifeinvasaqua- os peixes invasores

No dia 6 de novembro tivemos a ASPEA na nossa Escola. O motivo foi o projeto Lifeinvasaqua e neste âmbito realizámos atividades interativas relacionadas com a temática dos peixes invasores.

As plantas e peixes invasores têm sido uma problemática local e global. Este problema é Europeu uma vez que as espécie nativas são rapidamente substituidas pelas invasoras.

Os impactos podem ser ambientais, socio-economicos e sanitários, pois podem ser vetores de doenças. Algumas espécie invasoras:

Como podemos ajudar???

  • Conhecer as espécies presentes na nossa região
  • Plantar sempre plantas autóctones
  • Nunca libertar espécies exóticas na Natureza
  • Nunca comprar espécies invasoras
  • No caso de encontrar espécies invasoras, contactar um especialista para as eliminar ou substituir