INSCRIÇÔES 2019/2020

Este ano vamos abrir as inscrições no dia 18 de setembro.

Os interessados devem dirigir-se à biblioteca e pedir o impresso de inscrição ou fazê-lo diretamente com a professora Helena Pires.

INSCREVE_TE!!!

Selos de Qualidade Etwinning

Este ano letivo fomos reconhecidos com 2 selos de qualidade pelo desenvolvimento de trabalhos ambientais nestes dois projetos europeus

Poupar Água

AQUAMETRAGEM vence prémio no Festival de Cinema sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Green Festival- II Edição

Formação de Professores com a temática: “As TIC ao serviço do Ambiente”.

Agradecemos à formadora Sónia Barbosa a excelente formação.

Green Festival- II Edição

Estiveram presentes duas Associações ambientais WWF Associação CLARO.

As palestras realizadas pelas Associações foram uma sensibilização para o consumo sustentável de peixe e para a problemática dos plásticos. Ainda atitudes que podemos tomar no dia a dia para tornar menor a nossa pegada ecológica.

A nossa Escola adotou o Atum rabilho e o Lince Ibérico como forma de apoiar o trabalho realizado por estas ONGs.

Green Festival- II Edição

Não podia faltar a costura criativa, com aproveitamento de tecidos, no nosso Green Festival.

A artesã Ana Paula Marques expôs os seus lindos e ecológicos artigos.

Costura criativa com a artesã Ana Paula Marques
Artigos realizados com aproveitamento de tecidos utilizando a técnica Patchwork

Green Festival- II Edição

II Edição do Green Festival decorreu durante 2 dias, 29 e 30 de maio, e contou com inúmeras atividades, formação de pessoal docente e não docente no âmbito da temática da Educação Ambiental.

II Edição do Green Festival contou com a participação ativa dos alunos do pré escolar, no passado dia 29 de maio. Durante as aulas, os alunos das Sala Vermelha, Verde, Lilás, Azul, Amarela e Branca envolveram-se na construção de jogos, tendo por base garrafas, garrafões, cartões, cordas e outros materiais do dia a dia. O resultado final dos jogos construídos foi fantástico e a manhã do Green Festival contou com os nossos alunos a movimentarem-se, a brincarem e a desenvolverem a sua motricidade integrada no tema da reciclagem. Meninos pequenos mas com muito talento! Houve ainda um momento de sensibilização e atuação musical no auditório onde se debateu o efeito do lixo gerado todos os dias pela população humana e as suas consequências no meio ambiente. Resta aproveitar os jogos criados e utilizá-los nos recreios escolares!

Lista Vermelha de plantas de Portugal

Conseguimos mobilizar mais dois apadrinhamentos de plantas.

A turma 9ºA e os membros do projeto Etwinning ” A european seed….a better future”! Agradecemos este duplo contributo que ajudará a Sociedade Portuguesa de Botânica.

Visita ao ISEL, Lisboa

No dia 2 de abril realizámos uma saída da escola em transportes púbilcos, barco e metro, até ao ISEL. O motivo foi a realização de análises químicas às águas dos nossos rios Tejo e Coina no âmbito do projeto Osos (Open Schools for Open Societies).

Fomos recebidos pela Drª Teresa e a sua equipa que deram as orientações protocolares para a análise aos metais pesados das águas da praia Barra-a-Barra e Coina.

As análises realizadas num espectofetómetro permitiram ver a presença de zinco e chumbo mas nos parâmetros aceitáveis para a saúde humana.

Partilha de Boas Práticas Ambientais com professores

Fomos convidados pelo Centro de Ciência Viva para partilhar o trabalho realizado “fora de portas” na nossa Escola.

A apresentação que se segue representa o trabalho desenvolvido durante este ano letivo 2018/2019 no clube e projeto Osos (Open Schools for Open Socities). Os links correspondem a vídeos que complementam as atividades.

O trabalho de campo e o contacto direto com a Natureza são muito importantes na aprendizagem dos alunos tornando-os cada vez mais proativos nas questões ambientais. Além disso, conseguem- se desenvolver competências interdisciplinares e de cidadania, assim como também, a socialização, o “Saber estar” e “saber ser”.