New year wishes (2019)

Apadrinhámos uma planta da Lista Vermelha da Flora Vascular- SPBotânica

Apadrinhámos uma planta da Lista vermelha portuguesa ( Sociedade Portuguesa de Botânica). Esta extensa lista de plantas que constará no livro das Plantas Portuguesas da Lista vermelha será realizado em maio de 2019. Estas estão em perigo de desaparecer…

A planta selecionada de entre 620 espécies foi a Allium ericetorum.

O motivo da escolha da espécie Allium ericetorum foi por ser uma planta relativamente próxima ( Marateca) e por resistir num ecossistema semelhante à nossa localidade. Soubemos, ainda, que esta “mancha” de plantas existe numa herdade agrícola sobrepastoreada e seria necessário sensibilizar o dono desta propriedade para este facto.

Campanha de sensibilização no Mercado Municipal do Lavradio ” Troca o Plástico”

No dia 13 de dezembro os alunos do clube e da turma 6ºF deslocaram-se ao Mercado Municipal do Lavradio para realizar uma campanha de sensibilização à população local sobre o uso excessivo dos plásticos e a necessidade de substitui-lo por materiais mais ecológicos.

Além de inquéritos e entrevistas os alunos levaram algumas pessoas a trocar o saco de plástico onde transportavam as suas compras por um saco de tecido que poderão reutilizar.

O jornal local Rostos marcou presença e registou o evento.https://photos.app.goo.gl/YZ4U4UfxBkPs5V6E8

Projeto Rios- ASPEA

A monitora do projeto Rios veio apresentar este projeto e convidar-nos a participar com a adoção de um troço de rio da Comunidade Local.

Além disso trabalhamos a problemática dos microplásticos, um grave problema das nossas águas na atualidade.

Apps for Good

Os alunos deste clube em parceria com o clube da robótica “abraçaram” este projeto que pretende resolver um problema local com o uso das tecnologias.

Aqui fica o registo da 1ª reunião realizada na nossa escola com as coorenadoras do respetivo projeto, no dia 4 de dezembro de 2018.

Os alunos e professores envolvidos responderam a inquéritos e inscreveram-se em duas equipas, assumindo assim este compromisso.

Saída ao Centro Ambiental da Mata da Machada e sapal do Rio Coina

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e do clube “Ecoamigos da Natureza/Ecoescolas”, os alunos realizaram uma saída de campo para estudar a biodiversidade do Sapal do rio Coina.

Ainda no âmbito do projeto Rios-ASPEA, adotamos 500m deste rio para o estudar e monitorizar.

https://spark.adobe.com/video/V7qn1W1uVjitj

Dia Mundial da Bolota 2018

Ecossistemas Fluviais com a ASPEA

As turmas 8ºA e 8º E tiveram um workshop prático com a Laura Gonzaléz da ASPEA. O tema foi “Ecossitemas fluviais e a sua biodiversidade”.

Os alunos gostaram muito da atividade e esta será realizada posteriormente para os alunos do clube.

 

Selo Etwinning de Qualidade Europeu

Parabéns a todos os envolvidos direta e indiretamente, alunos, professores e funcionários da nossa escola,  neste reconhecimento Europeu…conseguimos 2 selos qualidade Europeu!

Participação nas VI Jornadas de Arte & Ambiente- ASPEA 2018

As jovens repórteres Ana Margarida Policarpo e Madalena Dinis Oliveira , do Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, participaram nas VI Jornadas de Arte & Ambiente,(ASPEA- Associação Portuguesa de Educação Ambiental), em São Pedro do Sul de 11 a 14 de outubro. O jornal local Rostos deu a conhecer à comunidade a sua brilhante participação como jovens repórteres do ambiente. A noticia segue no link abaixo.

 

https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=7001657&mostra=2