No dia 11 de Março tivemos a honra de receber uma representante da SPEA (Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves), Ana Meirinho, bióloga marinha que veio dar uma palestra sobre aves no âmbito do projeto Life + MarPro.
Foi muito produtiva a sua “conversa” com os alunos pois eles ficaram a conhecer melhor o trabalho dos biólogos marinhos e em especial o trabalho desenvolvido na conservação de aves e outras espécies evitando a sua extinção.
A extinção é para sempre!!!
Ficamos a conhecer outros projetos desenvolvidos por esta associação.
A preservação do Priolo na floresta Laurissílva de S. Miguel e das Cagarras na ilha do Corvo (com aproximadamente 400 habitantes) foi alvo de interesse pois aqui teve que haver uma intervenção dos profissionais para afastar os predadores (nomeadamente gatos e ratos).
Foi ainda, explicado aos alunos o processo de anilhagem e os motivos da sua realização. Aqui foram esclarecidas dúvidas sobre o tamanho e colocação de anilhas nas aves e também o motivo da necessidade de perceber o percurso das aves, nomeadamente as migratórias para se proceder ao seu estudo.
De seguida, os alunos foram realizar uma atividade de grupo em que selecionaram duas aves: uma aquática e uma terrestre e foram pesquisar acerca delas.
Para isso contaram com a ajuda de sites de aves na internet, guias de aves e um póster life + MarPro com animais marinhos.
Em relação às aves “marinhas vs terrestres” foram investigadas caraterísticas como: Hábitos alimentares, predadores e métodos de fuga, Habitat/padrões de migração, nidificação e outras…
Após a pesquisa os grupos deveriam ter apresentado as aves escolhidas aos restantes, no entanto só um grupo conseguiu fazê-lo.
Na próxima aula de clube será dada continuidade a esta atividade onde todos apresentarão a sua pesquisa sobre as aves escolhidas.
Após questionar os alunos como forma de obter um fedback desta atividade estes foram unânimes e referiram que gostaram e aprenderam imenso… Alguns alunos de 9ºano ficaram inclusivamente motivados em seguir cursos que tenham profissões neste âmbito!
O interesse e a curiosidade “alastrou-se” aos restantes alunos da turma!
A escola agradece a colaboração da SPEA (Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves)!…