Quarta- feira, 23 de Abril, foi mais um dia de saída para a descoberta da Natureza e não só…Esta visita foi organizada pelo Departamento de Ciências Experimentais no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico- Química. O destino foi o Centro de Ciência viva do rio Alviela, em Alcanena.
A paisagem é linda e extremamente verde…
Um Goraz, também denominado de Garça-nocturna pois não é facilmente observável durante o dia apresentando hábitos mais nocturnos ou crepusculares.
Foi fotografado pelo nosso Assistente de Campo/fotografia, Rui Santos.
Esta ave tem um bico robusto, patas amarelas e distintiva coloração (cinzento, com faces esbranquiçadas, “barrete” e costas pretas). Apresenta olhos vermelhos. Alimenta-se de peixes e invertebrados aquáticos. É estival.
A visita com 106 alunos foi organizada em grupos que realizaram 3 atividades:
1- Visita à sala de exposições permanente
2- Percurso pedestre
3-Atividade experimental “Tudo numa gota de água”
A visita às salas foi muito interessante e interativa…entramos em salas variadas onde vimos filmes e maquetes explicativas sobre o rio Alviela e a geologia desta região nomeadamente a paisagem cársica. Entramos numa plataforma móvel onde fizemos uma visita virtual a esta região à 175 milhões de anos…foi o momento alto! Para além de encontrarmos dinossauros entramos, virtualmente, no interior da gruta, foi fascinante! No quiróptário ficamos a conhecer os hábitos das várias espécies de Morcegos.
Durante o percurso pedestre observamos a vegetação e espreitamos a entrada da gruta onde se encontram os Morcegos. Estes são na sua maioria fêmeas que aqui se encontram entre Abril e Setembro, alimentando as suas crias com os insetos e frutos recolhidos durante a noite.
Não os vimos pois não podiamos interromper o seu sono…Quem quiser observá-los deve informar-se pois há atividades noturnas programadas neste centro para a observação da sua saída da gruta.
A hora do almoço foi muito bem passada à beira das límpidas águas do rio…
A atividade “tudo numa gota de água” consistiu em análises de água. Compararam a qualidade da água da nascente do Alviela com a qualidade da ribeira dos Amiais (afluente do rio). Nesta análise utilizaram kits que permitiram analisar diferentes parâmetros biológicos e físico-químicos, nomeadamente: pH, temperatura, cor, turvação,oxigénio dissolvido, nitratos, fosfatos, crómio, sulfuretos e bactérias coliformes.
Foi um dia muito agradável e o feedback de alunos e professores acompanhantes foi muito positivo.
Agradecemos a disponibilidade dos guias do Centro de Ciência Viva que acompanharam os grupos de alunos.
No próximo ano voltamos com outras turmas!