Dia 3 de Março decorreu na nossa escola a conferência escolar de jovens pelo ambiente.
Este desafio foi lançado pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e consistiu em escolher duas situações problemáticas locais em termos ambientais e propor medidas de ação/ responsabilidades dos jovens.
As duas temáticas escolhidas foram:
1-A poluição provocada pela antiga CUF/ medidas de mitigação
2-As plantas invasoras na Reserva natural Local da Mata da Machada e Sapal do rio Coina/Participação na remoção do chorão no projeto Biodiscoveries Barreiro.
A delegada do ambiente, Beatriz Jorge, 9ºD, apresentou a temática da CUF e é candidata a representar Portugal em Bruxelas, em Maio.
Apresentaram o tema das plantas invasoras os alunos Marta Ferreira, 9ºD e João Silveira, 6ºD.
Contamos com a presença dos parceiros ASPEA, Câmara Municipal do Barreiro, Museu Industrial da Baía do Tejo, jornal local “Rostos” e Editora Santillana, aos quais agradecemos.
Além disso participaram também dois avós de alunos da escola que vieram dar o seu testemunho como antigos trabalhadores da CUF. Foi muito interessante esta participação e fez toda a diferença na nossa conferência. Agradecemos a sua presença.
Realizamos, ainda, uma exposição alusiva à antiga CUF, a qual denominamos “A fábrica”.
Foram expostos alguns materiais da época, um painel alusivo pintado pelos alunos e fotos da primeira fábrica , em 1908 até 2010.
Agradecemos a todos os docentes e funcionários que colaboraram com este evento. Ainda aos alunos que colaboraram na montagem da exposição.
Um agradecimento especial aos professores Sónia Correia e Rui Sequeira responsável pela organização da exposição num tempo record.
Finalmente aos nossos queridos “ECO-Amigos da Natureza” por todo o seu envolvimento e preocupação ambiental.