No âmbito do projeto “Cidades sustentáveis” fomos visitar o Espaço Memória com o intuito de conhecer melhor a história da Estação Arqueológica da “Ponta da Passadeira”, Os alunos que visitaram este espaço irão preparar uma apresentação sobre o que aprenderam para os alunos que não puderam participar.
“Existia um bosque no Lavradio”
“A Ponta da Passadeira há cinco mil anos era um extenso bosque, com pinheiro e carvalho.
A ocupação humana abriu clareiras para estabelecer um povoado e desenvolver a exploração do sal”, Joaquina Soares, Diretora do MAEDS.”
Esta recordou que a zona das escavações estava repleta de fosseis, e dado que as populações pré-históricas tinham preocupações de salubridade, verificáveis pela forma como tratavam os seus lixos, foi possível concluir que na Ponta da Passadeira – “existia uma fileira produtiva integral – bosques, sal, cerâmica, pesca”.
A economia do povoado da Ponta da Passadeira tinha por base a pesca, a caça, a pastorícia, a agricultura e a apanha de moluscos estuarinos. (adaptado de http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=82107&mostra=2&seccao=reportagem&titulo=No-Neolitico-existia-um-bosque-no-Lavrad)