Um dia com os Arborícolas

No dia 16 de Dezembro de 2010 veio à nossa escola uma empresa de Arborícolas contratada pela Câmara Municipal do Barreiro, que por nós solicitada  veio abater algumas árvores de grande porte… Os alunos puderam observar as técnicas utilizadas neste tipo de intervenção, nomeadamente   a escalada a árvores de grande porte com todo o equipamento e normas de segurança, o corte dos ramos e a trituradora que é incrívelmente rápida a transformar grandes ramos em estilha… A estilha resultante destas árvores vai servir para colocar nos nossos jardins, pois é um método ecológico de prevenir as espécies infestantes.

Arborícola em escalada.

Este cirurgião de árvores subiu com o equipamento de segurança e começou a podar a árvore.

Apresento a máquina “devoradora” de ramos. Rapidamente fica tudo transformado em pequenos pedaços de madeira designados por estilha.

Esta trituradora proporciona uma grande limpeza… em algumas horas transformou 3 grandes choupos em estilha que irá para os nossos jardins! Aqui nada se perde, tudo se transforma!

Os Arborícolas colocam os ramos na trituradora. Estes têm os kits de protecção nos ouvidos, pois a máquina faz poluição sonora.

 Em conversa com os senhores Arborícolas tivemos conhecimento que as  palmeiras portuguesas, principalmente as designadas por palmeira das Canárias estão a ser ameaçadas por um insecto e que este veio importado, talvez do Egipto. Foi-nos fornecido um exemplar desta praga, que tem preferência pelas árvores masculinas.

 

Sobre Helena Pires

Professora de Ciências Naturais e coordenadora do clube "Ecoamigos da Natureza/Ecoescolas"
Esta entrada foi publicada em Acompanhamento de trabalhos de Jardinagem realizados por profissionais com as tags , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *