Realização de um herbário

No dia 23 de Março de 2011, como forma de comemorar o dia mundial da Floresta, que decorreu no dia 21, os alunos do curso de jardinagem colaboraram com os alunos do 3º ano, do 1º ciclo da escola básica nº 2 do nosso agrupamento, na realização de herbário… No turno da manhã veio a turma da professora Leonor e no turno da tarde veio a turma da professora Dulce. Seguem fotos descritivas destas actividades. A professora Helena Pires agradece a colaboração dos professores do Conselho de turma, que foi excepcional… e dá os parabéns ao grande envolvimento dos alunos do curso nesta actividade e ao interesse e participação dos alunos do 1º ciclo. Ainda, um agradecimento aos repórteres fotográficos, João Galveia e Válter Dias.

As professoras Margarida , Ana Paula e Helena Pires conversam com os alunos sobre o que estes vão explicar aos alunos da primária. Falamos das utilidades de árvores e arbustos variados.

Seguiu-se a apresentação dos alunos  e dos trabalhos a realizar que constaram de uma visita guiada à escola para observação de árvores e arbustos e no regresso à sala da construção do herbário.

A primeira paragem foi na horta onde os alunos identificaram couves, alfaces, favas, funcho, coentros e ervilhas.

Seguindo em direcção ao bloco 2 identificaram freixo, oliveira e eucaliptos.

Em frente ao bloco 2 identificaram os cactos e sobreiros.A explicação das espécies vegetais foi sempre dada pelos alunos da jardinagem. Os meninos do 3º ano portaram-se muito bem e sabiam muitas coisas sobre plantas e vegetais…

Dentro do bloco 2, observaram o jardim de aromas onde temos alecrim, alfazema, arruda, erva-príncipe, erva cidreira, lúcia-lima, tomilho e hortelã.

Antes de irem para a sala foram espreitar um pinheiro, alfarrobeira e  um viburno.

Por último, procedemos á colagem das folhas no herbário.

Durante a tarde a actividade foi repetida para a turma da professora Dulce.

Sobre Helena Pires

Professora de Ciências Naturais e coordenadora do clube "Ecoamigos da Natureza/Ecoescolas"
Esta entrada foi publicada em Herbário, Manutenção de jardins do espaço escolar, Património Vegetal da Escola. ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *