Hoje é Dia Mundial do Teatro. Tradicionalmente neste dia, companhias teatrais em todo o mundo lêem um texto escolhido pelo Instituto Internacional do Teatro (uma organização ligada à UNESCO). Esse texto é sempre da autoria de uma personalidade de relevo mundial ligada às Artes Cénicas.
Este ano a personalidade escolhida foi a atriz britânica Helen Mirren que conhecemos do cinema, por exemplo com a sua interpretação de Isabel II de Inglaterra no filme “A Rainha”, que lhe valeu o Óscar e o Globo de Ouro de melhor atriz.
Esta é a mensagem:
“Estes têm sido tempos muito difíceis para as atuações ao vivo e muitos artistas, técnicos e artesãos têm lutado por esta profissão já de si carregada de insegurança.
Possivelmente essa insegurança de sempre tornou-os mais capazes de sobreviver a esta pandemia com coragem e determinação.
A sua imaginação já se traduziu a si mesma, nestas novas circunstâncias, em muitas formas inventivas, divertidas e comoventes de comunicar, graças, claro, em grande parte, à Internet.
Os seres humanos têm contado histórias uns aos outros desde que habitam o planeta. A bela cultura do teatro viverá enquanto por cá continuarmos.
O impulso criativo de dramaturgos, cenógrafos, bailarinos, cantores, atores, músicos e encenadores jamais será sufocada e num futuro muito próximo irá florescer de novo, com uma nova energia e um novo entendimento sobre o mundo que todos nós partilhamos.
Mal posso esperar!”
Helen Mirren