Os sete R’s fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos e garantir um futuro melhor para todos nós. A questão-chave é levar o cidadão a repensar os seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício.
1 – Repensar:
Repense seus hábitos. Pense bem antes de comprar. Escolha comprar somente o que realmente é necessário. O consumo excessivo causa degradação ambiental.
2 – Recusar
Recuse produtos fabricados por empresas que não respeitam a natureza ou prejudicam o meio ambiente. Opte por comprar de quem produz com baixo impacto no ambiente e beneficia a sociedade.
3 – Reduzir:
Usando corretamente produtos com maior durabilidade e com embalagens na medida certa, vai reduzir o consumo de energia, de água e a quantidade de lixo residual. Assim, quando for comprar alguma coisa, pense em como reduzir a quantidade de lixo que será gerado com o que compra e evite excessos de consumo.
4 – Reparar
Muitas vezes, consertar um produto em mau estado sai mais barato do que comprar um novo. Além de ser sustentável, ainda economiza.
5 – Reutilizar:
Com um pouco de imaginação e criatividade podemos utilizar o mesmo produto para outro fim. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente.
6 – Reciclar:
Não dá para reutilizar? Então renda-se à reciclagem. Cada material deve ser condicionado num coletor específico para ser reciclado de acordo com a sua natureza. Pode separar os materiais em qualquer lugar e levá-los diretamente aos centros de reciclagem ou procurar serviços de coleta que passem pela sua casa ou trabalho. Lembre-se de separar os resíduos secos, procurando guardar os objetos limpos e secos.
7 – Reintegrar:
Já aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos, pode ser reintegrado à natureza. A compostagem orgânica é o melhor processo para transformar cascas de verduras e outros resíduos orgânicos em adubo. O composto que resulta do processo é um material altamente nutritivo e pode ser utilizado em jardins, hortas e pomares.
Fonte: Auto Sustentável – Sustentabilidade ao alcance de todos