No dia 17 de Setembro os professores da Escola básica Álvaro Velho foram visitar a fábrica de reciclagem de plástico EXTRUPLÁS.
Neste espaço o material triado do ecoponto amarelo é transformado em mobiliário e outros materiais muito resistentes, podendo ter uma durabilidade de 14 a 50 anos. Quando estiver desgastado pode novamente entrar na cadeia e ser reciclado de novo! Tudo é aproveitado. O material que não entra na composição é enviado para outras fábricas.
O processo consiste em tranformar o plástico numa espécie de pasta que, em máquinas próprias, sai em “barras” que são trabalhas como se fossem madeira.
É importante fazer a separação do lixo nos ecopontos pois é esse plástico que chega aqui. Só assim conseguimos evitar que este seja despejado em aterros.
A parte negra da imagem abaixo mostra o que resta de carros dos quais foi retirada a sucata ( restos de estofos, tablier,etc, )
O mobiliário fabricado é variado e muito resistente sendo próprio para parques, praias e escolas.
O “jogo de galo”…
A equipa de professores agradece à Expruplás a diponibilidade para nos receber e à Câmara Municipal do Barreiro (Ambiente) pela sugestão e colaboração na formação de professores.