Os alunos do Clube “Os Amigos da Natureza” 2013/2014 e 2014/2015 viajaram até Seia para participar nas IV Jornadas de Arte e Ambiente da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) que decorreu no Centro de Interpretação da Serra da Estrela.
Assistiram à apresentação das curtas-metragens ambientais do CineEco de Seia onde tiveram uma participação ativa pois após o visionamento do filme “Dos rios aos oceanos, passando pelo estuário do Tejo” esclareceram as dúvidas da plateia.
Aceitamos o desafio lançado pela equipa do CineEco e tentaremos, em futuras atividades ambientais, incluir “o filme”…
Foi dado a conhecer o enquadramento geológico da região da Serra da Estrela e da sua biodiversidade caraterística, com algumas espécies endémicas (que só existem naquela região) como a lagartixa-da-montanha (Lacerta montícola) que se encontra distribuída acima dos 1400 m de altitude nos matos de urze e giestas. Conheceram o Centro interpretativo, viram um filme em 3D explicativo da região da Serra da Estrela e realizaram workshops com a reutilização de materiais.
Por último e não menos importante a SOCIALIZAÇÃO e a troca de experiências entre alunos e professores.
Em Coimbra entrou no autocarro o grupo de alunos da professora Teresa Lopes da Escola D. Duarte de Coimbra. Foram apelidados de: grupo do Tejo e grupo do Mondego. Não foi necessário grande esforço para quebrar o “gelo”… Tejo e Mondego conviveram saudavelmente.
No regresso despediram-se com vontade de repetir o encontro!
Queremos felicitar e dar os parabéns a todos os “jovens”autores das curtas metragens ambientais. Ao Ricardo e seus colegas votos de sucesso e confiança naquilo que realmente gostam de fazer.
Agradecemos à ASPEA a oportunidade. Ao Dr. Joaquim Ramos toda a colaboração prestada. À colega Teresa Lopes a simpática companhia.