LET´S TAKE CARE OF THE PLANET
Os “Eco Amigos da Natureza “iniciaram o ano 2015 com um grande desafio…Preparar uma conferência de jovens pelo Ambiente, para apresentar à comunidade escolar, em Março, com o tema:
“Pensar global…Que desafios enfrenta o Barreiro com vista à recuperação, conservação e sustentabilidade do seu património local? ”
Esta temática surgiu no âmbito do concurso “Vamos cuidar do Planeta?” lançado pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental).
O tempo é muito curto… mas eco amigos decidiram participar e estão com grande motivação!
Após reuniões, debates e discussões entre alunos e professores concluímos que iremos tratar essencialmente dois problemas ambientais como a poluição atmosférica/alterações climáticas (passado, presente e futuro), na zona envolvente à escola e o combate às plantas invasoras na região do Barrreiro.
Organizaram-se os grupos de trabalho e estamos a contactar as entidades parceiras, às quais agradecemos a colaboração: (ASPEA -Associação Portuguesa de Educação Ambiental; Câmara Municipal do Barreiro; Museu da Baía do Tejo; Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina; Jornal Rostos)
A Câmara Municipal do Barreiro veio à nossa escola fazer uma sensibilização sobre “Plantas invasoras” e explicar esta problemática.
No âmbito do projeto Life Biodiscoveries os alunos foram convidados a adotar um “talhão”, na Mata da Machada, com uma pequena área para monitorizar e “limpar”, quando houver possibilidade. Este projeto tem a duraçao de 5 anos uma vez que exigirá mais do que uma intervenção.
Na Mata da Machada existe uma forte presença de várias espécies de acácias (Acacia sp.), bem como de chorão-da-praia (Carpobrotus edulis), que se estende também ao Sapal de Coina, ameaçando o equilíbrio destes habitats.
Com este projeto ( Life Biodiscoveries) pretende-se, através da participação coletiva, incentivar o combate às invasoras, criando laços, que se prolonguem no tempo, entre os voluntários e a área protegida.
Os alunos aceitaram ajudar no combate às plantas invasoras e pôr “mãos à obra” (hands on). Neste encontro pedimos à CMB a possibilidade de entrevistar o vereador com vista a esclarecer os alunos em questões ambientais. Agendaremos uma ida à Mata da Machada para se poder cumprir este compromisso em prole da melhoria desta Reserva Natural Local.
Agradecemos às responsáveis pelo projeto, Raquel Marques e Cátia Correia, a disponibilidade. Foi muito proveitoso para os nossos alunos.