No âmbito da comemoração do dia internacional das zonas húmidas (2 de fevereiro) os “ECo-Amigos da Natureza” foram conhecer melhor o ecossistema do Sapal de Coina. Tiveram, ainda, oportunidade de participar nesta saída de campo os alunos que participaram no concurso “ninhos ecológicos”.
Esta saída foi proporcionada pelo Centro Ambiental da Mata da Machada e sapal do rio coina em colaboração com a CMB.
Quando chegamos ficamos “impressionados” com a quantidade de lixo que é deixada pelos mariscadores numa zona que é considerada de Reserva Natural Local desde 2012. Infelizmente as autoridades envolvidas não conseguem chegar a tantos apelos.
Praticamos birdwatching, onde observamos com binóculos e telescópio aves aquáticas, a maioria límicolas.
Conseguimpos observar, para além de gaivotas e borrelhos as seguintes aves: alfaiate, Rercrurvirostra avosetta, tarambola-cinzenta, Pluvialis squatarola, Pilrito-pequeno, Caladris minuta, perna-varmelha-comum, Tringa totanus, marrequinha- comum, Anas crecca, piadeira-comum, Anas penelope, zarro, Aythya ferina,corvo marinho, Phalacrocorax carbo e bem ao longe uma águia sapeira, Circus aeruginosus.
As plantas halófitas e as algas também foram observadas no seu meio natural: salicórnia, salgadeira morraça e as algas bodelha e alface-do-mar.
Agradecemos às entidades envolvidas e ao Engº Nuno Cabrita pela visita guiada a esta zona de Reserva Natural Local e pelas explicações a todas as dúvidas colocadas.