1. Introdução
Este documento surgiu da necessidade sentida pela comunidade escolar em promover a disciplina, tendo em conta a experiência dos anos letivos transatos. Na verdade, ao longo dos últimos anos, os problemas disciplinares mereceram uma atenção particular, face a uma preocupação legítima, que resulta do aumento de casos preocupantes e do incumprimento persistente de regras de conduta por parte de um número significativo de alunos.
Na origem da indisciplina, para além de lacunas ao nível das competências sociais e de comportamento disruptivo associado ao desrespeito das regras básicas estabelecidas no Regulamento Interno (RI) e no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, estará também a situação conturbada que o país atravessou nos últimos anos e que se reflete, inevitavelmente, no ambiente escolar.
A criação deste Código, prende-se com a necessidade de se criarem mecanismos de intervenção imediata e eficaz e de uma vontade coletiva de melhorar o clima do Agrupamento, envolvendo na solução todos os intervenientes no processo educativo.