CORRETIVAS
Responsáveis pela aplicação...
qualquer professor ou membro do pessoal não docente
Medida
a. Advertência
professor da disciplina
Medida
b. Ordem de saída da sala de aula e demais locais onde se desenvolva o trabalho escolar. (clica para ver Nota)
Diretor do agrupamento após audição do DT
Medidas
c. Realização de tarefas e atividades de integração na escola ou na comunidade, podendo para o efeito ser aumentado o período diário e ou semanal de permanência obrigatória do aluno na escola ou no local onde decorram as tarefas ou atividades.
d. Condicionamento no acesso a certos espaços, ou na utilização de certos materiais e equipamentos, sem prejuízo dos que se encontram afetos a atividades letivas.
e. Mudança de turma.
Dada ordem de saída da sala de aula e demais locais onde se desenvolva o trabalho escolar, o aluno será acompanhado por um assistente operacional para a Oficina de Apoio ao Aluno (OAA) e o professor da disciplina marca falta (FD) e efetua o registo de ocorrência no programa informático INOVAR. Se a OAA se encontrar fora do período de funcionamento, o aluno será acompanhado para a biblioteca escolar/sala de estudo, a fim de realizar uma atividade pedagógica, definida pelo professor da disciplina que aplicou a medida corretiva. Cumprida a atividade o aluno regressará à aula ou ao local onde se desenvolvia o trabalho escolar e entregará a atividade concluída ao professor.
- O encaminhamento para a Oficina de Apoio ao Aluno com um plano de atividades devidamente estruturado;
- A realização de limpeza dos espaços verdes e outros envolventes dos blocos sob a supervisão de um assistente operacional;
- O apoio à limpeza das salas de aula sob a supervisão de um assistente operacional;
- A realização de tarefas de apoio ao serviço de manutenção de infraestruturas;
- A reparação do dano provocado pelo aluno.