da RBE
APRENDER COM
A BIBLIOTECA ESCOLAR
Referencial de aprendizagens associadas
ao trabalho das bibliotecas escolares na educação
pré-escolar e nos ensinos básico e secundário
2.ª edição, revista e aumentada
Biblioteca escolar digital
A 13 de março de 2020 anunciou-se a suspensão das aulas presenciais como forma de contenção da pandemia de Covid-19.
Consciente do papel decisivo das tecnologias digitais e de trabalho a distância, fundamental durante esse período de confinamento, a Rede de Bibliotecas Escolares sugeriu, de imediato, às bibliotecas que aperfeiçoassem a sua presença em linha, tornando-a o mais estruturada e eficaz possível.
A biblioteca escolar deve recentrar e projetar o seu serviço e as suas atividades em função dos novos contextos, pelo que a RBE recomendou às bibliotecas que procurassem responder às atuais exigências dos seus utilizadores, redirecionando a sua ação para a criação de serviços capazes de apoiar as novas formas de trabalho. Para sustentar essa resposta, foi publicado, a 23/03/2020, o documento
MILD – Manual de instruções para a literacia digital
- Ler e escrever na rede.
- Literatura digital.
- Saber fazer na rede.
- Leitura dos media.
- Redes sociais.
- Imagem e cultura visual.
- Ser cidadão digital.
- Ética e responsabilidade
Orientações para a recuperação e consolidação das aprendizagens
https://rbe.mec.pt/np4/2605.html
4.3. Biblioteca Escolar
Enquanto espaços agregadores de conhecimentos e recursos diversificados, as bibliotecas escolares apresentam-se como estruturas implicadas nas práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos media, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. Deste modo, o seu papel na capacitação das crianças e jovens que as utilizam, formal ou informalmente, revela-se cada vez mais decisivo.
Da página 41 à 43.
Roteiro para o uso da biblioteca escolar
Com este documento, a RBE pretende apoiar os professores bibliotecários na organização, gestão e dinamização das bibliotecas escolares nas escolas do primeiro ciclo e nos jardins-de-infância, convocando os docentes para uma melhor apropriação desta estrutura, através da apresentação de propostas facilitadoras da utilização da BE por todos. Apresenta-se como um instrumento de operacionalização de trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os docentes, visando apoiar o desenvolvimento de um conjunto de competências gerais e transversais às diferentes áreas curriculares e conteúdos programáticos, em contextos diversificados, promovendo a biblioteca escolar como um ambiente de aprendizagem transdisciplinar e dinâmico.
A propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos que se celebra a 10 de dezembro, lançamos mais um número da Biblioteca ativa com a publicação de Leitura, Liberdade e Direitos Humanos e de um cartaz com personalidades ligadas a esta temática.”
https://www.rbe.mec.pt/np4/1871.html
Documentos Orientadores do Agrupamento
Plano Anual de Atividades – PAAtividadesAEAV_2023_2024
Regimento das Bibliotecas – Regimento das Bibliotecas Escolares 22-26