Esta é uma época repleta de provações. Felizmente, o Álvaro Velho é um agrupamento à altura dos desafios. Ano após ano, desafio após desafio, esta comunidade, esta família de “Alvarinhos”, une-se nos momentos mais desafiantes, nas condições mais adversas e enfrenta os problemas com profissionalismo, otimismo e coragem. O passado recente, marcado indelevelmente por uma pandemia em que se viveu um período de grande incerteza e insegurança, demonstrou-nos precisamente isso.
O que temos pela frente, à data de hoje, é diferente, mas igualmente desafiante. Da análise realizada no âmbito deste projeto, temos dois grandes desafios.
O primeiro desafio é o de acolher o “desconhecido”, torná-lo parte de nós. Perante o atual fluxo migratório, nunca antes visto nesta proporção, urge acolher os alunos e as famílias que escolheram o nosso país, e consequentemente, o nosso agrupamento. Teremos de educar (e, em alguns casos, reeducar), auxiliar e incluir, estes novos elementos na nossa comunidade educativa. Temos de dar o nosso melhor para que este processo decorra da forma mais harmoniosa possível, evitando conflitos, quebrando barreiras, cumprindo a nossa missão.
A Escola é um espaço de inclusão por excelência. Nela formamos indivíduos, cidadãos com direitos, sem esquecer os seus deveres. Na escola não podemos dividir-nos por cores, etnias, nacionalidades, crenças religiosas ou convicções políticas. Na Escola, na nossa Escola, somos Uno. Temos um propósito, esta Visão de ajudar “cada indivíduo a ser a melhor versão de si próprio”.
O segundo desafio é chegarmos mais longe. Fazermos melhor do que fizemos até agora. Continuar a ambicionar, a sonhar e a concretizar. O nosso agrupamento tem vindo a conquistar uma imagem de sucesso, a ver o seu trabalho reconhecido.
- Queremos ir mais além.
- Queremos que os alunos que hoje entram para as nossas salas, saiam amanhã para um futuro melhor, repleto de felicidade e sucesso.
- Queremos que os que os nossos alunos se tornem cidadãos interventivos, conscientes e solidários, cientes dos seus direitos e cumpridores dos seus deveres.
- Queremos melhorar a relação afetiva entre as famílias e o nosso agrupamento, levando-as a reconhecer a importância que a Escola, a nossa Escola, tem no futuro dos alunos.
- Queremos continuar a perseguir um propósito educativo em que se concilia a inovação e a tecnologia com as relações interpessoais presenciais, a empatia para com o outro, humanizando a tecnologia ao invés de digitalizar os indivíduos.
- Queremos ser, cada vez mais, uma instituição de referência, uma mais-valia para a comunidade que nos rodeia.
Acima de tudo, queremos, enquanto instituição, um dia olhar para trás, para o caminho trilhado, e sentir orgulho pelo que conseguimos alcançar. As instituições são feitas de pessoas e é este o legado que as pessoas que fazem o Álvaro Velho querem deixar.
Este Projeto Educativo, nascido da interpretação honesta das intenções da comunidade educativa do “Álvaro Velho”, ajusta-nos o rumo, realinha o propósito do nosso agrupamento para o futuro próximo. Sabemos que este projeto é ambicioso e que exigirá o melhor de cada um de nós. Abracemos o desafio nele contido, convictos de que a sua conclusão nos deixará mais próximos do desígnio da escola pública.
Este Projeto Educativo é o nosso “campo de sonhos”. Reguemo-lo com o otimismo, a dedicação e a alegria de cada um de nós.