Saltar navegação

Eixos Estratégicos

Decorrente do diagnóstico estratégico realizado, no âmbito da intervenção pretendida, foram definidos quatro eixos de intervenção. A partir destes quatro pilares estruturantes do PE será definido o conjunto de objetivos com os respetivos indicadores e metas.

I Resultados Escolares
II O Agrupamento de Escolas e o mundo
III Comunicação e Processos Internos
IV Responsabilidade Social

Resultados Escolares, os indicadores e metas definidas visam, por um lado, respeitar o estipulado no Contrato de Autonomia e por outro lado traçar os objetivos posteriores a esse ano letivo.

O Agrupamento de Escolas e o mundo, visa dinamizar as relações do AE com a comunidade, numa perspetiva de aproximação às dimensões local, (trans)nacional e europeia. Por um lado, desenvolver a dinâmica com os pais, através da APEE, transformando-os num parceiro efetivo, apoiando-nos mutuamente na tarefa cada vez mais complexa de formar e educar os jovens que frequentam o AE. O mesmo princípio se coloca para os restantes parceiros da comunidade, é necessário reforçar os laços de colaboração com as autarquias e instituições, compreendendo de que forma se poderão criar/reforçar sinergias que, aproveitando a ambos, em última análise, beneficiem o AE e os seus alunos.

Ainda integrado neste eixo, pretende proporcionar-se aos alunos e docentes a oportunidade de contactar com realidades distintas do meio envolvente do AE, enriquecendo-lhes as experiências, alargando-lhes a visão da sociedade contemporânea em constante mutação.

Comunicação e Processos Internos, visa por um lado, agilizar a transmissão/ divulgação de informação produzida no AE, tornando-a acessível interna e externamente. É fundamental que, para além daqueles que trabalham no AE, também a restante comunidade tenha acesso à informação, dando a conhecer o muito e bom trabalho realizado na Escola.

Por outro lado, é necessário medir o grau de satisfação dos serviços prestados no AE, dado que só assim será possível introduzir aperfeiçoamentos nos serviços que melhor sirvam os interesses e necessidades de todos.

É necessário ainda reforçar o trabalho já existente de sistematização de práticas administrativas e de regulamentação interna, visando a normalização de processos e, em última análise, implementar processos de desenvolvimento contínuo.

Responsabilidade Social, visa, acima de tudo, estruturar e reforçar as dinâmicas solidárias existentes, desenvolvendo a articulação com as instituições locais de intervenção social, garantindo um maior alcance e assertividade das intervenções.

Obedece ainda a princípios estruturantes da vida social dos indivíduos, visando o desenvolvimento da consciência de si e da relação com os outros, de vida saudável e harmoniosa e de desenvolvimento sustentável da sociedade.

Diagrama

Diagrama de relações dos Eixos de Intervenção

Como é natural, e até desejável, existe uma interdependência entre os quatro eixos, que se ilustra abaixo.

Diagrama de relações dos Eixos de Intervenção