Os Sapais - importância e funções
Os sapais definem-se por possuírem solos provenientes de sedimentos aluviais e estuarinos transportados pelas marés, que são colonizados por plantas vasculares, herbáceas ou arbustivas (vegetação halófita) e são regularmente inundados pelas águas de marés, de salinidade variável.
Os sapais são importantes na remediação natural do sistema estuarino, através da acumulação e retenção de nutrientes e metais pesados, contribuindo neste caso para diminuir a eutrofização do sistema estuarino e para a minimização dos efeitos tóxicos dos metais.
Os sapais constituem ainda reservatórios genéticos importantes, para além de serem habitat natural de várias espécies, nomeadamente de peixes e aves migradoras.
A biodiversidade é um fator importante e a contribuição das funções ecológicas dos sapais para a riqueza específica nas regiões costeiras tem sido bem demonstrada.
Até meados do séc.XX as áreas de sapal eram frequentemente drenadas, para obtenção de terrenos agrícolas e para instalar cidades e zonas industriais, sem preocupações de maior sobre a sua importância ecológica. Só a partir da década de 70 a sociedade começa a reconhecer o valor destes ecossistemas e a legislar no sentido da sua proteção.
BioRede - Sapais
Grupo Flamingo - Sapal
Ciência Viva - Aventura no Sapal
As Marés e os habitats por elas criados - NATURLINK