Organização Pedagógica - Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica
As estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, colaboram com o Diretor e com o ConselhoPedagógico no sentido de assegurar a coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades escolares, promover o trabalho colaborativo e realizar a avaliação de desempenho do pessoal docente.
Gestão
Estruturas de Articulação e Gestão Curricular
- Departamento de Educação Pré-escolar (constituído por todos os docentes do Pré-escolar em exercício defunções no Agrupamento GRUPO 100);
- Departamento do 1º Ciclo do (constituído por todos os docentes do 1º ciclo em exercício de funções noAgrupamento);
- Departamentos Curriculares, nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, constituídos pela totalidade dos docentes das disciplinas e áreas disciplinares que integram um mesmo departamento.
Nos Departamentos Curriculares encontram-se representados os grupos de recrutamento e áreas disciplinares, de acordo com os cursos lecionados e o número de docentes. Constituem ainda estrutura de articulação curricular, ao nível da sub – coordenação, os conselhos de grupo disciplinar, constituído por docentes das disciplinas que integram os diferentes Departamentos Curriculares dos 2.º e 3.º ciclos.
Coordenação
Estruturas de Coordenação e Supervisão Pedagógica/ Coordenação de Ciclo
- Conselhos de ano/ Coordenador do 1.º ciclo;
- Conselho de Diretores de Turma/ Coordenador do 2.º ciclo;
- Conselho de Diretores de Turma/ Coordenador do 3.º ciclo.
A coordenação pedagógica destina-se a articular e harmonizar as atividades desenvolvidas pelas turmas do mesmo ano de Escolaridade e de um ciclo de ensino.
Atividades
Estruturas de Organização das Atividades de Turma
- Educadores de Infância (Pré-escolar);
- Professores titulares de turma (1.º ciclo);
- Conselhos de turma (2.º e 3.º ciclos).
Estas estruturas organizam, acompanham e avaliam as atividades que desenvolvem na sala de aula com os seus alunos.
O Diretor de Turma ou, tratando-se de alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico , o professor Titular de Turma, enquanto Coordenador do Plano de Trabalho da Turma, é particularmente responsável pela adoção de medidas tendentes à melhoria das condições de aprendizagem e à promoção de um bom ambiente educativo, competindo-lhe articular a intervenção dos professores da turma e dos Pais e Encarregados de Educação e colaborar com estes no sentido de prevenir e resolver problemas comportamentais ou de aprendizagem.
Outras...
Outras Estruturas de Coordenação
- Coordenador dos Cursos de Educação e Formação (CEF);
- Coordenador de PTE (Plano Tecnológico de Educação);
- Coordenador de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação);
- Coordenador de BE/ CRE (Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos);
- Coordenador de Desporto Escolar.
Desporto Escolar assume-se como uma atividade de complemento curricular, que permite aos alunos a prática de atividades desportivas, em ambiente educativo, sob a orientação de professores, conferindo a possibilidade de participação em quadros competitivos, internos (atividades internas) / externos (atividades externas).
Autoavaliação
Comissão de Autoavaliação
A Equipa de Autoavaliação [Observatório de Qualidade] tem como objetivos (entre outros) integrar e envolver todos os atores educativos num processo de autoavaliação que se deseja, participado, intrínseco e permanente; promover a melhoria da qualidade do sistema educativo, da sua organização e dos seus níveis de eficiência e eficácia...
Apoio Educativo
Serviços Especializados de Apoio Educativo
Os Serviços Especializados de Apoio Educativo destinam-se a promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, atuando de forma articulada com as diferentes estruturas de orientação educativa.
São Serviços Especializados de Apoio Educativo:
- Departamento de Educação Especial, do qual faz parte os Serviços de Psicologia e Orientação;
- Outros serviços organizados pelo Agrupamento, tais como Sala de Estudo, Clubes e Projetos, Projeto Rede de Bibliotecas Escolares, Projeto de Unidade de Ensino estruturado (UEE) para a Educação de crianças e Jovens do espectro do Autismo, parcerias, nomeadamente no âmbito da Ação Social Escolar, Centro de Saúde Escolar, Centro de Emprego e Formação Profissional, e outras instituições de apoio à inserção social e Escolar de crianças e jovens, onde se integra o CRI (Centro de Recursos para a Inclusão).