EB1/ JI Fidalguinhos

User Rating: 0 / 5

User Rating: 0 / 5

Centro Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina - EB1/ JI dos Fidalguinhos

visitadeestudo 1 2022     visitadeestudo 2 2022

No âmbito do PAA os alunos no 3. º A da EB1/ JI dos Fidalguinhos visitaram o Centro Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina (CEA) no passado dia 23. O Centro ambiental desenvolveu um programa de Educação Ambiental a pensar nas temáticas abordadas em sala de aula, cujo tema foi “O Planeta Terra”. Os alunos visualizaram um vídeo e debateram ideias sobre o planeta Terra e os seres vivos nele existentes, apelando sempre à consciência ambiental e adoção de comportamentos ecológicos. Com massa de modelar criaram novos habitantes para o nosso planeta e tiveram ainda a oportunidade de plantar um medronheiro. Foi uma visita repleta de partilha de experiências e saberes. Obrigada CEA!

 

Anexos:
Download this file (mapa_machada_julho_2021.pdf)mapa_machada_julho_2021.pdf[ ]440 kB

User Rating: 0 / 5

O Carnaval 2022- EB1/ JI dos Fidalguinhos

pixiz 28 02 2022 18 01 07      pixiz 28 02 2022 18 28 01

Dando comprimento ao PAA a Escola dos Fidalguinhos celebrou o Carnaval com o tema proposto pela Escola Azul "O Mar". Todas as turma e Assistentes Operacionais se empenharam na construção das máscaras e contamos com o excelente trabalho das professoras das CAF.

User Rating: 0 / 5

Semana dos Afetos 2022 - E3 1A

semanaafetos 2022 E31A

No âmbito do PAA foi realizada a atividade da Semana dos Afetos. Os alunos da turma E3 1A elaboraram corações com mensagens de afeto em relação à escola.

User Rating: 0 / 5

Dia Escolar da Não Violência e da Paz 2022 - EB1/JI dos Fidalguinhos

img2022 02 06 103754

No Domingo, 30 de janeiro, assinalou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo Poeta, Pedagogo e Pacifista Espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional, e escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade.

Na escola Básica e Jardim de Infância dos Fidalguinhos, esse dia foi assinalado durante esta semana, com algumas atividades, que envolveram toda a comunidade escolar (pré-escolar, 1º ciclo e docentes), porque “A Paz está nas nossas mãos…

 

User Rating: 0 / 5

Magusto - EB1/ JI dos Fidalguinhos - 2021

magusto 2021

Apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia não podemos deixar de festejar datas que são tão importantes e que nos proporcionam momentos de partilha, convívio e solidariedade. Assim dando cumprimento ao PAA, a EB1/JI dos Fidalguinhos assinalou o São Martinho com exploração da lenda, elaboração de trabalhos em sala de aula, realização de cartuchos, construção de um painel colectivo e finalmente com a degustação de castanhas. Não houve comemoração entre turmas mas a alegria expressa pelos alunos foi notória. Agradecemos aos pais que colaboraram com o envio das castanhas, ao pessoal da cozinha que as assou e a todo o pessoal docente e não docente que dinamizou toda a atividade.

User Rating: 0 / 5

Dia Mundial do Animal - EB1/JI dos Fidalguinhos 2021

dia animal eb1fidalg 2021

No âmbito do PAA / Comemoração do Dia Mundial do Animal, a EB1/JI dos Fidalguinhos realizou várias atividades coletivas, nomeadamente: Ilustração de caixas de cartão - recolha de alimentos / brinquedos para os animais; construção de um painel alusivo ao dia, com fotografias dos nossos alunos e seus animais de estimação.