- Detalhes
- Visualizações: 237
Contratação de Escola - Mediador Linguístico e Cultural – HORÁRIO nº 8 (18h)
Nos termos do Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho, na redação conferida pelo Decreto-Lei nº 83-A/2014 de 23 de maio, retificado pela Declaração de Retificação nº 36/2014 de 22 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, e ainda, Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março informa-se que no âmbito da Contratação de Escola, se encontra aberto o procedimento para seleção e recrutamento de Mediador Linguístico e Cultural nos termos do Decreto Lei n.º 32 A/2023, de 8 de maio no âmbito do Plano “Aprender Mais Agora” para o ano letivo 2025-2026 (ver anexos).
- Detalhes
- Visualizações: 158
Contratação de Escola Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico – HORÁRIO nº 1 (22h)
Em cumprimento de normativo legal, publica-se em anexo, para consulta, a lista ordenada dos candidatos à contratação de escola, horário n.º 1 (22 horas/ anual), ano letivo 2025-2026, do Grupo de Recrutamento 120 - Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico (ver anexos).
- Detalhes
- Visualizações: 391
Posse do Diretor do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho - 25/ 29
Aos catorze dias do mês de julho de dois mil e vinte cinco, pelas dezoito horas, no Auditório do Bloco 3 da escola sede do Agrupamento de Escola Álvaro Velho, apresentou-se perante o Conselho Geral, sob a presidência de Rui Santos, o professor abaixo indicado:
Carlos Alberto Pereira Moucho.
Verificada a identidade, o Presidente do Conselho Geral, conferiu-lhe a posse do cargo de Diretor do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho, investindo-o no exercício da função para a qual foi reconduzido.
E, para constar, se lavrou um auto que, devidamente conferido, foi assinado pelo presidente e pelo empossado.
- Detalhes
- Visualizações: 306
Aula Sensorial Poética - prática inclusiva
Na Escola 2/3 do Agrupamento, nasceu a ideia de realizar uma aula sensorial poética, fruto da parceria entre docentes de Educação Especial e de Português, com o objetivo de integrar abordagens multissensoriais na abordagem à poesia. Esta proposta inovadora promoveu o envolvimento ativo e a valorização de todos os alunos, proporcionando uma experiência significativa e enriquecedora para o grupo.
Objetivos
- De forma particular, a atividade foi pensada para responder às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem, garantindo a participação plena de todos os alunos. Para estes alunos, foi criado um ambiente mais controlado e estruturado, cuidadosamente preparado para favorecer a concentração, reduzir estímulos desnecessários e potenciar a motivação e o conforto ao longo da atividade.
- Esta abordagem permitiu desenvolver a fluência e a expressividade na leitura oral, com entoação e sentimento adequados, bem como a capacidade de identificar e analisar a estrutura formal do poema (verso, estrofe, rima), expandir o vocabulário e aprofundar a compreensão textual.
- Através da expressão artística, nomeadamente pela pintura sensorial, os alunos tiveram ainda a oportunidade de representar emoções e vivências, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais acessível, motivador e verdadeiramente significativo para todos.
Descrição da Atividade
A aula teve início com um momento de respiração consciente, orientado com o auxílio de uma bola fidget, que ajudou os alunos a acalmar o corpo e a mente, promovendo o foco e a disponibilidade emocional para a experiência que se seguia. O espaço foi transformado para estimular os cinco sentidos e criar uma atmosfera imersiva e acolhedora. À luz negra (UV) juntaram-se sons da natureza, música ambiente e aromaterapia com fragrância de floresta. Cada detalhe foi pensado para favorecer o foco, a tranquilidade e o prazer de aprender. Durante a atividade, os alunos exploraram conteúdos da disciplina de Português — nomeadamente a leitura, análise e interpretação de poemas — através de experiências sensoriais envolventes. O tato foi estimulado com a manipulação de materiais com diferentes texturas; o paladar foi ativado com a degustação de um rebuçado, associando o sabor agradável a experiências emocionais positivas; a visão e a audição foram convocadas para a leitura expressiva e a apreciação do ambiente; o olfato evocou sensações de bem-estar e ligação à natureza. A aula culminou com um gesto de grande significado afetivo: um abraço da pessoa mais importante para cada aluno, num momento de partilha, conexão emocional e empatia, que reforçou o impacto humano da atividade.
Saber+
Link do vídeo: https://youtu.be/K-pz1N_6_Lw
- Detalhes
- Visualizações: 296
Jornal Digital do Clube Ciência Viva
Notícia das atividades realizadas no 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho
- Detalhes
- Visualizações: 443
Tenda Eco dos sentidos 2025
Ao longo deste ano letivo, a equipa de Educação Especial da Escola Básica 2/3 Álvaro Velho, tem-se mostrado motivada e empenhada em proporcionar experiências significativas e inclusivas para todos os alunos. Acreditamos que, através de atividades multisensoriais, é possível desenvolver competências, promover o bem-estar e aumentar a motivação para aprender. Foi com esta missão que nasceu a Tenda Eco dos Sentidos — um espaço sensorial, seguro e acolhedor, pensado para estimular os sentidos, promover o relaxamento e integrar aprendizagens curriculares de forma inovadora e envolvente.
Este projeto tornou-se possível graças ao envolvimento de toda a comunidade educativa. Destacamos a importância de venda de rifas, cujo prémio foi um quadro pintado pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, e a venda de produtos alimentares confecionados pelos alunos e dinamizada em bancas escolares. Estas iniciativas permitiram angariar os fundos necessários para a concretização deste espaço. Agradecemos, de forma muito especial, à Direção do Agrupamento, pelo apoio constante, pela confiança depositada e por viabilizar mais este passo rumo a uma escola verdadeiramente inclusiva, sensível e inovadora. A Tenda Eco dos Sentidos é hoje um reflexo do que acreditamos: educar é também tocar os sentidos, as emoções e o coração.