Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech
Recursos
KIOSK(ext)
WEBMAIL

User Rating: 0 / 5

User Rating: 0 / 5

Assembleia da República - visita virtual

Assembleia Republica Visita Virtual 02

O Palácio de São Bento é, desde 1976, a sede da Assembleia da República e pode agora ser visitado virtualmente através do browser do computador. Esta visita virtual, permite percorrer praticamente todos os espaços interiores e envolventes do Palácio de São Bento. Além dos espaços mais emblemáticos do Parlamento, como a Sala das Sessões ou os Passos Perdidos, é também possível entrar em espaços de trabalho habitualmente vedados ao público como o Gabinete do Presidente da Assembleia da República, a Sala de Visitas da Presidência, as Salas Lisboa e Acácio Lino, bem como as claraboias do Hemiciclo e do Senado, e a cobertura da Escadaria Nobre.


 

Anexos:
Access this URL (https://alvarovelho.net/index.php/component/jdownloads/send/20-hista-ria-local/669-brochura-mosteiro?Itemid=0)669-brochura-mosteiro[Mosteiro de São Bento da Saúde]0 kB

User Rating: 0 / 5

Portugal 2055 - Uma BD sobre alterações climáticas em Portugal

pt2055

Portugal 2055 é um livro de Banda Desenhada (BD) sobre as alterações climáticas no nosso país. O objetivo principal deste livro é informar os jovens sobre as consequências das mudanças climáticas em Portugal de uma forma apelativa.

User Rating: 0 / 5

União Europeia - Factos e números

UE factos numeros

Quantas pessoas vivem em Itália? Qual é o sistema político na Lituânia? E como se chama a capital de Chipre? Descubra as respostas a estas e a muitas outras perguntas na versão atualizada da brochura "União Europeia - Factos e números". Esta brochura tem um formato prático e dá informações essenciais sobre a União Europeia e as suas instituições, Estados-Membros e países candidatos. Contém factos sobre as línguas oficiais, os sítios Web dos governos e outros dados úteis sobre cada país.

User Rating: 0 / 5

Pordata Kids - recursos para alunos e professores

pordatakids

Descubra por que é que este site pode ser uma ferramenta útil para alunos e professores.

As perguntas apresentadas no site ajudam os professores a complementar as suas aulas com informações estatísticas atualizadas e rigorosas sobre o país. As fichas de trabalho são uma ferramenta de aprendizagem muito útil.

Uma caixa com 100 “Sabias que…”, com uma linguagem acessível e adequada aos alunos do 3º ao 6º ano, sobre a sociedade em que vivemos para partilhar na sala de aula. Escolha um aluno diferente todos os dias para ler em voz alta a curiosidade e a colar no póster, no tema respectivo.

A Pordata Quiz é um jogo didático e divertido para descobrir na sala de aula muitos números estatísticos de Portugal e da Europa! Marque uma visita da Pordata Quiz à sua escola e leve os seus alunos numa viagem pela cidade Pordata.

Anexos:
Download this file (Flyer_PorData_sem_miras.pdf)Flyer_PorData_sem_miras.pdf[ ]1082 kB

User Rating: 0 / 5

Um livro sobre evolução

livro sobre evolucao

"Como é possível não aceitar a evolução?", "Porque é que os insetos diminuíram de tamanho?", "Será que todos os seres vivos evoluíram?", "Descendemos dos chimpanzés?", "Estará o Homem ainda sujeito às leis da evolução?" Estas foram algumas das e que se encontram reunidas no livro. O livro é o resultado de um concurso onde se desafiaram crianças e jovens a pensar em questões mas também na sua resposta. As respostas dos alunos foram complementadas com textos escritos por 18 biólogos a trabalhar em evolução. O livro inclui ainda uma listagem de equívocos mais comuns sobre evolução e respectivas correcções e um glossário.

Este livro nasceu de uma proposta submetida, com sucesso, ao fundo para a divulgação da Teoria da Evolução da Sociedade Europeia para a Biologia Evolutiva (Outreach Fund, European Society for Evolutionary Biology - ESEB). A base para a proposta foi o facto do ensino da Teoria da Evolução ter perdido espaço nos currículos do ensino básico português o que, aliado a uma relativa escassez de materiais educativos sobre evolução, impede uma correcta compreensão dos seus princípios.

Para mais informações consulte o blogue “Um livro sobre evolução”.

 

Anexos:
Download this file (evolucionismo_1.pdf)evolucionismo_1.pdf[Evolução: Unicelularidade - Multicelularidade]349 kB
Download this file (evolucionismo_2.pdf)evolucionismo_2.pdf[Evolução: Fixismo e Evolucionismo]611 kB
Download this file (evolucionismo_3.pdf)evolucionismo_3.pdf[Evolução: Argumentos]485 kB

User Rating: 0 / 5

Njinga a Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba

Série UNESCO Mulheres na história de África, banda desenhada, 2014

rainhadondongoedomatamba

Uma publicação digital sobre uma das lideranças mais expressivas que Angola já teve, um marco de governança feminina fora do comum, que se revelou como negociadora e diplomata ímpar, além de apresentar táticas de guerra e espionagem importantes para resistir aos projetos de colonização portuguesa. Além de conteúdos descritivos, a publicação também conta com dossiê pedagógico e uma história em quadrinhos qua ajudam a compreender e trabalhar melhor com a biografia abordada. Ao todo, são 56 páginas que, ao tratar da história da personagem principal, também faz conexões com a história de Angola e seus desafios, como o tráfico de escravizados(as), construção de identidade da população e como a figura e atitudes de Njinga inspiraram diversas religiões de origem africana.

Referência: Silva, D. (2017). Baixe material pedagógico da Série Mulheres na História da África, produzido pela Unesco. Universo Educom.

 

User Rating: 0 / 5

Quem é Quem na Museologia Portuguesa - Dicionário

dic quemquem capa 

O livro é uma publicação técnico-científica, iniciativa do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH-NOVA). A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) associou-se ao projeto - que conta ainda com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia - mediante a celebração de um acordo de colaboração com o IHA, que permitiu a conclusão deste primeiro volume. Nele constam 189 autores que exerceram atividade em Portugal entre o século XVIII e os anos 1960. Esta publicação digital permitirá um enriquecimento contínuo e a divulgação de novas biografias sobre personalidades da Museologia portuguesa, contribuindo para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia.

 

User Rating: 0 / 5

Telemóvel na sala de aula: sim ou não?

Telemovel na sala de aula

A pergunta tem muitos destinatários possíveis, com níveis de responsabilidade variados: os alunos, os pais, os professores, os autores de regulamentos escolares, os directores de escola ou agrupamento, os legisladores, a sociedade em geral. A pergunta é colocada pela realidade: os telemóveis – entendidos como os modernos smartphones – são hoje objectos de uso generalizado, em particular pelos jovens em idade escolar, que em muitos casos têm dificuldade em separar-se deles. Trata-se de uma tecnologia poderosa. Levar um dispositivo destes para a sala de aula é o mesmo que colocar, sobre a mesa, telefone, leitor e gravador de áudio, leitor e gravador de vídeo, máquina fotográfica, câmara de filmar, jogos de vídeo, jogos de tabuleiro, baralho de cartas, televisão, rádio, jornais, dicionário, enciclopédia, atlas e, last but not least, um aparelho que permite a comunicação pessoal permanente e instantânea por vários canais. Percebe-se a dimensão do problema que está posto (abrir documento).

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech