ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 - proposta vencedora
Resultados
O Orçamento Participativo das Escolas é um processo democrático, com várias etapas, que garante aos nossos alunos de 3º Ciclo a possibilidade de participarem, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola. No último dia de aulas do 2º período, 23 de março, antecipando as comemorações do Dia Nacional do Estudante foi concluído o processo do Orçamento Participativo com a colocação a sufrágio das duas propostas selecionadas para a fase de votação.
O processo de votação foi realizado com recurso a plataforma digital, tendo votado cerca de 88% do total de alunos de 3º Ciclo, correspondendo a 504 votos distribuídos por:
- 282 votos na Proposta B (56%)
- 222 votos na Proposta A (44%)
Assim sendo a proposta que irá ser concretizada será a melhoria do espaço polivalente para alunos, com aumento do número de mesas e cadeiras, a colocação de baias para ajudar na organização da fila para o refeitório e criação de um espaço de lazer/convívio.
Propostas
ALUNOS 3º CICLO DO AEAV
O Orçamento Participativo das Escolas é um processo democrático, com várias etapas, que garante aos nossos alunos de 3º Ciclo a possibilidade de participarem, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola. O Orçamento Participativo das Escolas (OPEscolas) (ver anexos) pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente. Estimulam-se as escolhas responsáveis, a familiaridade com os mecanismos do voto e a participação na execução das escolhas efetuada.
Nas aulas de Educação para a Cidadania foi apresentado aos alunos todo o processo que deveria ser seguido e que resultaria na apresentação de propostas que visassem a melhoria do espaço escolar para os alunos da escola sede do AEAV.
Assim, serão submetidas a sufrágio pelos alunos do 3º Ciclo, no dia 23 de Março, as seguintes propostas: