- Detalhes
- Visualizações: 25
Histórias de Vida
O evento "Histórias de Vida", promovido pela Mediadora Linguística e Cultural do AEAV, no próximo dia 21 de maio de 2025, dedicado aos alunos estrangeiros de 7º, 8º e 9º ano. Estão igualmente convidados alunos cujo percurso escolar esteja mais fragilizado (insucesso escolar) e alunos do CEF. Este encontro pretende motivar os alunos a encontrar o seu potencial e revertê-lo num possível percurso profissional. Este encontro vai ter um espaço de "perguntas abertas" onde os alunos poderão colocar questões aos convidados presentes. Os nossos convidados são:
- Saquina Pestamgy: Enfermeira
- Colman Santos: Graffities, aerografia e tatuagens
- Ary Rafeiro: Cantor
No cartaz do Evento, o QR Code serve para inscrição no evento. Espero poder contar com a vossa presença.
- Detalhes
- Visualizações: 3080
Festa de Natal - Encerramento do 1.º Período 22.23
Cumprindo-se a tradição de assinalar a época natalícia com um convívio gratificante entre alunos das nossas escolas e após os dois anos de interregno, promovemos mais uma atividade para os nossos alunos matriculados na Educação Pré-Escolar e 1.º CEB, com espetáculo de Natal "Circo num Baú", com a Companhia de Teatro Trupialriante. Foi, sem dúvida, a melhor forma de desejar a todos umas santas festas e agradecer a forma como alunos, pais e comunidade escolar têm caminhado a par e passo sempre ao nosso lado com a garantia que nos esforçamos para que nas escolas sejam sentidas as noções de inclusão, segurança, saúde e que se encontrem os merecidos momentos de alegria, aprendizagem e divertimento.
Obrigada à União de Freguesias Barreiro Lavradio pelo financiamento e presença no espetáculo, à Câmara Municipal do Barreiro pela articulação desenvolvida com o AEAV na deslocação/ transportes de alunos e à EDUGEP pela cedência de professores em funções nas Atividades de Enriquecimento Curricular ( AEC) que apoiaram toda a logística necessária ao transporte, supervisão e organização do pavilhão da Escola Álvaro Velho que se transformou numa digna Sala de espetáculos! Muita saúde, conforto, alegria e que o ano 2023 vos traga tudo de bom!
- Detalhes
- Visualizações: 32099
Atividades, Recursos e Materiais Álvaro Velho
Este espaço apresenta um conjunto de atividades, recursos e materiais que podem servir de representação/ apoio (treino, revisão e estudo) do processo de ensino-aprendizagem das várias disciplinas.
- Detalhes
- Visualizações: 4447
Projeto COMsigo - Ação de Gestão de Conflitos - EB1/ JI n.º 1 do Lavradio
Hoje, ao entrarmos na sala de aula, reparámos que não havia nada no meio. Arrumámos as mochilas a um canto e passado pouco tempo, apareceram três pessoas na sala: a Carina, a Joana e a Yara. A Carina começou por fazer a sua apresentação dizendo o seu nome e de seguida fez um gesto que todos tínhamos que repetir. Seguindo o exemplo, cada um de nós fez a sua apresentação. De seguida, andámos à vontade pela sala de aula ao som de uma música e tínhamos que nos cumprimentar uns aos outros só com o olhar ou com um sorriso. Ainda de pé, juntámo-nos ao colega mais próximo e formámos pares. Sentámo-nos no chão e cada par tinha a tarefa de dialogar olhando de frente sobre o que era “Ser um bom amigo”. Alguns pares partilharam as suas ideias. Depois deram-nos um coração de papel colorido e a seguir pediram-nos para amachucarmos o coração (nesta parte todos estávamos com pena de estragar o coração!). Voltámos a abrir o mesmo e a observar como é que o coração estava. Claro que estava todo amarrotado! Percebemos então que quando nos fazem mal ou dizem alguma coisa que nós não gostamos é assim que fica o nosso coração.
Depois fez-se grupos de acordo com as cores dos corações. Cada grupo ficou com várias pétalas de uma flor onde estavam escritas várias frases e nós tínhamos que encontrar qual das pétalas tinha escrito a melhor forma de pedir desculpa. Concluímos que há várias maneiras de pedir desculpas e que devemos sempre fazê-lo. A Carina ofereceu-nos essa flor com as pétalas das desculpas para a sala de aula e ainda nos trouxe um boneco com um coração que tinha outros por dentro. Sempre que surgisse algum conflito podíamos tirar um coração, escrever nele o problema e depois colocá-lo no bolso das calças do boneco. Mais tarde, esse assunto seria resolvido com a ajuda da professora e dos colegas.
Foi um começo de dia diferente e muito interessante!