Símbolo Desportivo para o Agrupamento Álvaro Velho
ExpiradoCriação do Símbolo Desportivo para o Agrupamento Álvaro Velho
Inserido no Programa da Disciplina de Ed. Visual, para o 7.º ano, sob os conteúdos de “Metodologia do Design“ e “Ferramentas Digitais”, no ano letivo 2022/2023. Os alunos elaboraram, um projeto com propostas a concurso para criação de símbolo desportivo que represente o nosso agrupamento. Este projeto envolveu todas as turmas do 7.º ano, sob a orientação do prof. Luís Martins.
5.ª Edição do Bebras – Castor Informático
Expirado5.ª Edição do Bebras – Castor Informático
Na semana de 6 a 17 de novembro de 2023, o Departamento de Matemática da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho dinamizou a 5.ª Edição do Desafio Internacional de Pensamento Computacional Bebras – Castor Informático, que contou com a participação de 285 alunos dos 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade, nas categorias Benjamins e Cadetes, respetivamente, na modalidade online.
Os desafios Bebras são constituídos por pequenos problemas divertidos e estimulantes, que não requerem nenhum conhecimento prévio, mas sim algum pensamento lógico e criatividade. Existe apenas uma fase a nível nacional, a qual é constituída por uma prova individual, com a duração de 45 minutos e um total de 12 questões, com três níveis de dificuldade (fácil, média e difícil), cuja pontuação é distribuída da seguinte forma:
Dificuldade |
Correto |
Incorreto |
Não respondido |
A. Fácil |
6 pontos |
2 pontos |
0 pontos |
B. Média |
9 pontos |
3 pontos |
0 pontos |
C. Difícil |
12 pontos |
4 pontos |
0 pontos |
Todos os alunos começam com 36 pontos para evitar pontuações negativas, sendo que para cada escalão, a pontuação máxima possível é de 144 pontos.
O que é o Pensamento Computacional?
O pensamento computacional é um conjunto de técnicas de resolução de problemas que envolve a maneira de expressar um problema e a sua solução de maneira a que um agente de informação (por exemplo um computador) a possa executar. É muito mais do que simplesmente saber programar e envolve vários níveis de abstração e as capacidades mentais que são necessárias para não só desenhar programas e aplicações, mas também saber explicar e interpretar um mundo como um sistema complexo de processos de informação.
O Pensamento Computacional é uma competência essencial no século XXI. Ao desenvolverem o Pensamento Computacional, os alunos aprendem a abordar problemas de uma forma sistemática e lógica, melhorando a sua capacidade de resolução de problemas em todas as áreas do conhecimento. Adicionalmente, esta competência prepara-os para um mundo cada vez mais digitalizado, onde a capacidade de compreender e interagir com a tecnologia é crucial, preparando os alunos para as competências do futuro.
Consulta as tabelas classificativas em:
Categoria Benjamins [6.º Ano]
Categoria Cadetes [7.º e 8.º Anos]
Parabéns a todos os participantes, em especial aos que ficaram posicionados no TOP 1%.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 1.º ciclo
ExpiradoDia Internacional da Pessoa com Deficiência - 1.º ciclo - 2023
Foi no dia 27 de novembro que as escolas de primeiro ciclo receberam novamente a visita da APCAS, com a atividade Boccia, para juntos comemorarmos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Dia Internacional da pessoa com deficiência, 2023/24
ExpiradoDia Internacional da pessoa com deficiência, 2023/24
Atividade que se realizou na semana do Dia Internacional da pessoa com deficiência , após a visualização do vídeo "My Shoes ", em parceria com algumas turmas do 3º ciclo na disciplina de CIDDES.
Ver Paddlet elaborado pelo prof. Joaquim Oliveira, com as frases resultantes.
O Boccia veio à escola!
ExpiradoO Boccia veio à escola!
No dia 8 de novembro, a convite do Departamento de Educação Especial, à semelhança do ano transato, uma comitiva de profissionais da APCAS, Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, veio até à nossa escola sede, pavilhão gimnodesportivo, para uma demonstração de Boccia, Slalom em Cadeira de Rodas e Polybat. Esta atividade levada a cabo pelo grupo de Educação Física teve como objetivos divulgar o que é o desporto para pessoas com deficiência – as modalidades praticadas, as respetivas regras, as adaptações que são por vezes necessárias ou as diferenças para a sua prática noutros contextos – e o contributo que este pode dar para uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Sendo assim, nesse dia, houve mais uma oportunidade para levar esta mensagem junto dos mais jovens.
Esta atividade revelou-se um sucesso para todos os participantes, onde a envolvência dos alunos e professores, demonstrou que educar para a solidariedade, para a diferença, são práticas que merecem a atenção e sua disseminação, numa estratégia de educ.ação para a cidadania voluntária e solidária. Participaram nesta atividade as turmas que tinham Educação Física, nesse dia, no seu horário, 2º ciclo: 5.º A, 5.º B, 5.º D, 6.º B, 6.º D, 6.º F e 3.º ciclo: 7.º D, 7.º E, 7.º F, 8.º D e 8.º F e os respetivos professores de Educação Física.
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