Álvaro-a-Pé - 3ª edição, 18 de outubro 2023
No âmbito da comemoração do Dia do Agrupamento, realizou-se no passado dia 18 de outubro de 2023, na escola sede, a 3.ª Edição do Álvaro-a-Pé. Esta iniciativa envolveu 82 professores, 2 psicólogas e 7 assistentes operacionais, e contou com a participação de 860 alunos.
Esta competição aliou as componentes didática e lúdica, num ambiente de muita emoção e adrenalina, contribuindo para a partilha de conhecimentos e para um convívio saudável entre os participantes, proporcionando-lhes experiências e vivências que enriquecerão o seu percurso de vida e a sua memória futura. Foi uma manhã marcada por momentos de entusiasmo, descontração e boa disposição, em que a participação empenhada e a satisfação do público-alvo refletem o sucesso desta iniciativa.
O Álvaro-a-Pé é uma competição que procura, de uma forma lúdica, promover a aprendizagem e valorizar o conhecimento nas suas várias dimensões, visando essencialmente:
- Proporcionar uma experiência enriquecedora a todos os participantes;
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e a destreza e rapidez de raciocínio;
- Desenvolver o pensamento crítico e criativo;
- Promover a integração e inclusão dos participantes;
- Estimular o espírito de equipa e a cooperação;
- Envolver a comunidade escolar na vida do Agrupamento;
- Promover o sentido de pertença.
No final da prova, foi apurada uma equipa vencedora por cada ano de escolaridade. A cada elemento da equipa vencedora foi atribuído um diploma e um prémio simbólico. Todos os participantes tiveram direito a um certificado de participação, disponível em suporte eletrónico. Consulta aqui a tabela classificativa da 3.ª Edição do Álvaro-a-Pé 2023/2024.
Para as cinco equipas vencedoras, uma salva de palmas. PARABÉNS!
A 3.ª edição do Álvaro-a-Pé é uma prova pedestre de orientação, dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e estruturada por uma Comissão Organizadora. Trata-se de uma competição em que os participantes estão organizados em equipas com o objetivo de percorrer um determinado percurso no espaço escolar, que se descobre através da leitura e descodificação de um passaporte, com diferentes pontos intermédios, designados por Estações ou Postos de Controlo. Disputado em cinco categorias correspondentes aos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade, o Álvaro-a-Pé assume uma natureza multidisciplinar e abrangente, em que os participantes desenvolvem conhecimentos, capacidades e atitudes gerais ancoradas no Perfil dos Alunos. O percurso da prova está dividido em várias etapas, que compreendem tarefas a cumprir pelas equipas – alocadas nas Estações –, e envolvem diversos tipos de experiências de aprendizagem, designadamente a resolução de enigmas, puzzles, jogos ou a realização de atividades físicas e artísticas, entre outras.
A Direção e a Comissão Organizadora expressam o seu agradecimento a todos os docentes, psicólogas e assistentes operacionais que colaboraram e tornaram possível este evento, e congratulam os alunos participantes, pelo seu desempenho, sublinhando que
MAIS IMPORTANTE DO QUE VENCER, É PARTICIPAR!