Dia Mundial da Saúde Mental 2023 - Emoções dos alunos de 3.ºano!
No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, o coordenador de equipa- Prof. Luís Martins - lançou o desafio de se assinalar com os alunos de 1.º CEB a temática da Saúde Mental, descrevendo, sentindo e analisando as "Emoções pelo Corpo". Afinal, o que sabem os nossos alunos mais novos sobre este tema tão atual? Desafio aceite e com resultados surpreendentes que partilhamos convosco.
A temática da Saúde Mental foi abordada na disciplina Oficina do Eu, com as turmas de 3.ºano, enquanto disciplina que promove um Programa de Competências Sócio Emocionais tentando formar alunos ativos e com competências socioemocionais em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Consideraram as docentes que lecionam a Oficina do Eu - Manuela Silva e Dora Pepe - que a reflexão sobre o tema poderia ser debatido com os alunos contemplando o momento " A Saúde Mental explicada às Crianças", realizada pela Ordem dos Psicólogos e posteriormente momentos de partilha: Onde sentimos as emoções e como estará a Saúde Mental das nossas turmas?
O vídeo foi amplamente debatido nas turmas e o momento seguinte revelou-se como mágico! Os alunos exprimiram as emoções mais sentidas diariamente ( medo, alegria, tristeza, amor e raiva) identificando, com cores diferentes, onde sentiam a emoção no corpo e como se manifestava. Após o debate, as cores das emoções foram retratadas uma figura "gigante". Através de histórias pessoais e várias partilhas de experiências, os alunos foram pintando e transmitindo:
- Sentimos a alegria nas pernas ( cor amarela). Quando estamos alegres pulamos, corremos e dançamos!
- O medo está sempre nas pernas (cor azul). Começam a tremer! Mas o medo também é sentido na barriga. Fica apertada!
- Sentimos a raiva nas mãos e pés (cor preta). Quando estamos com raiva batemos, empurramos e batemos com os pés a fazer uma birra!
- A tristeza (cor lilás) é sentida na cara. Quando estamos tristes, choramos. Mas a tristeza também é sentida na barriga. Ficamos encolhidos... num canto... porque a tristeza está lá!
- Sentimos o amor nos braços e no coração (cor vermelha)... com os braços, abraçamos os pais, avós e os amigos. Os nossos corações ficam a explodir quando sentimos amor!
Afinal, a Saúde Mental das turmas de 3.ºano revelou-se com milhares de salpicos de alegria, umas doses bem grandes de amor, sinais de medo e tristeza compreendidos e uns pingos de raiva evidentes!
VAMOS LÁ TRABALHAR AS EMOÇÕES!